Sobre a Revista

A Cognitio: Revista de Filosofia (ISSN: 2316-5278), ou apenas Cognitio, foi criada em 2000 como veículo oficial de publicação do Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa de Estudos dos Pós-Graduados em Filosofia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, visando a publicação das comunicações, conferências e mesas redondas apresentadas nos Encontros Internacionais sobre Pragmatismo.

O conteúdo publicado na Cognitio está, direta ou indiretamente, conectado a temáticas que interessam ou interessaram ao “pragmatismo” entendido como proeminente postura filosófica que une autores de pensamentos diversos como Peirce, James, Dewey e outros pensadores contemporâneos. No entanto, o conteúdo não está necessariamente ou diretamente atrelado a esses autores, e sim abarcando assuntos com pertinência à gama de discussões realizadas pelos mesmos, tais como a teoria do conhecimento, a semiótica, a lógica, a filosofia da linguagem, a ética e a metafísica. 

O comitê editorial da Cognitio é composto por pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa, todos com titulação de doutor. Atualmente, 50 % afiliam-se a instituições internacionais e, entre os brasileiros, cerca de 65 % são afiliados a instituições do estado de São Paulo devido à maior concentração de pesquisadores neste estado, sendo os demais membros advindos de outros estados, garantindo assim a diversidade institucional e regional.

O título abreviado do periódico é Cognitio que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Missão

Publicar artigos, ensaios e comunicações, oferendo um espaço para diálogo e para debate de ideias entre a comunidade filosófica nacional e internacional.

Foco e escopo

A Cognitio, dentro das Ciências Humanas, enquadra-se na área da Filosofia, nas especialidades da Metafísica, Lógica, Ética e Epistemologia, com foco em Pragmatismo.

 

Política Editorial

A Cognitio adota a publicação contínua dos artigos assim que aprovados. São aceitos para avaliação, trabalhos escritos em inglês, português, francês e espanhol. Os trabalhos devem ser originais e inéditos, não devem estar em avaliação para publicação por outra revista Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo do artigo publicado. Não existe nenhuma taxa para submissão, tradução ou processamento dos artigos. Todo o conteúdo publicado é selecionado por revisão por pares duplo-cego, preservando o anonimato dos autores e avaliadores. Cognitio propõe-se a publicar também entrevistas, resenhas, traduções e notícias, a critério do editor-chefe.

Declaração de acesso aberto

A Cognitio oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo os princípios da gratuidade e da democratização do acesso aberto ao conhecimento científico. Para maximizar a disseminação e o uso do material publicado, a Cognitio adota a licença Creative Commons com atribuição CC BY 4.0. Assim, os direitos autorais pertencerão aos autores, liberando acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie para indexação, passe como dados para um software ou use para qualquer outra finalidade legal, incluindo fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.

Sistema de arquivamento

A Cognitio utiliza o sistema PKP PN para depósito do conteúdo no LOCKSS criando um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo às mesmas criar arquivos permanentes para a preservação e restauração.

 

Contato

 Renan Henrique Baggio

Centro de Estudos de Pragmatismo/PUC-SP

Rua Ministro de Godoy, nº 969 - 4º andar/Sala 4E16

05015-901 - São Paulo - SP Brasil

Email: revcognitio@gmail.com

Telefone: +55 43 9167-1013