O papel da revisão na investigação e ética em Dewey
Palavras-chave:
pragmatismo, Dewey, inquirição, revisão, ética, democracia, transaçãoResumo
Segundo Dewey, a investigação procede da incerteza à integração e ao controle. Mesmo Dewey prestando atenção à incompletude da natureza, à modificação e revisão das generalizações por concepções mais elaboradas, à necessidade de introduzir mudanças no mundo de forma que conduza a uma investigação experimental, à possibilidade de re-determinar os constituintes interdependentes em uma “transação”, ele parece não estar consciente da instabilidade que esse processo de revisão implica: nós não sabemos de antemão se uma nova revisão realizada é um progresso ou uma perda de tempo. Se aceitarmos essa conseqüência do pragmatismo, como podemos estar confiantes na veracidade de nossas crenças, já que sabemos de antemão que a maior parte delas deverá ser revisada? E mesmo se nossa crença for efetivamente verdadeira, poderia ser razoável algum dia prestar atenção a algum contra-argumento que poderia induzir-nos a revisá-la. Como pode ser mantida a força prática de uma obrigação, se todas as normas deverão ser revisadas algum dia, e se nunca sabemos se nossas normas favoritas não estão efetivamente sendo revisadas? A estabilidade que o pragmatismo parece buscar poderia ser obtida estudando-se a relação entre duas revisões opostas, em que algumas propriedades de simetria e justiça podem ser requeridas e definidas, em uma maneira “transacional” ao modo de Dewey. Quando essas propriedades não são satisfeitas, será verdadeiro para sempre que nós estamos e seremos encarregados de requerer uma revisão da situação. Mas, então, o centro do pragmatismo é a revolta contra o que é injusto, um conteúdo negativo. Ao contrário, Dewey sempre insistiu sobre o efeito positivo das situações negativas, enxergando o erro como aprendizado e a negação como determinação positiva.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2013-01-09
Como Citar
Livet, P. (2013). O papel da revisão na investigação e ética em Dewey. Cognitio: Revista De Filosofia, (3), 53–63. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/13251
Edição
Seção
Artigos Cognitio