Categorias Peircianas e Estética Langeriana: Dividindo o Contínuo Semiótico

Autores

  • Robert E. Innis University of Massachusetts Lowell

Palavras-chave:

Peirce, Langer, Categorias, Símbolos, Obras de arte, Interpretação.

Resumo

Este artigo examina algumas características fundamentais do modelo filosófico e semiótico de Susanne Langer, especialmente suas implicações estéticas, contra o pano de fundo de alguns aspectos centrais dos esquemas categoriais de Charles Peirce. Investiga se podem ou devem funcionar como uma alternativa ao modelo peirciano de dividir o contínuo semiótico ou devem funcionar como um complemento a isso, em um empreendimento comum. Parece que este modo de proceder, de ver conexões, está totalmente em conformidade com a advertência de Peirce de não bloquear o caminho da inquirição. Argumenta-se que Langer acrescenta concretude e novas categorias ao quadro semiótico de Peirce, enquanto se mantém a alguma distância ambivalente de suas especulações ontológicas.

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Como Citar

Innis, R. E. (2013). Categorias Peircianas e Estética Langeriana: Dividindo o Contínuo Semiótico. Cognitio: Revista De Filosofia, 14(1), 35–50. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/16579

Edição

Seção

Artigos Cognitio