Como a teoria da mente e a cognição moral interagem?
Palavras-chave:
Teoria da Mente, Cognição Moral, Meta-representações, Autismo, Síndrome de Down.Resumo
Por “Teoria da Mente” (ToM) entende-se a capacidade de atribuir estados mentais representacionais a outras pessoas, tais como crenças e desejos, e de explicar/predizer comportamentos levando em consideração o modo como esses estados mentais comumente interagem. “Cognição Moral” (CM), num sentido abrangente, refere-se ao modo como pessoas fazem juízos morais, avaliando comportamentos à luz de um sistema de normas. ToM e CM, competências que integram a Cognição Social humana, apesar de se distinguirem em termos computacionais (i.e., quanto a seus papéis funcionais – domínio de inputs que processam e tipos de outputs que produzem) e de realização neural, são processos que interagem de várias formas, havendo tarefas cognitivas que as requerem conjuntamente. Pretende-se, neste trabalho, analisar tipos de tarefas cognitivas nas quais ToM e CM interagem (ToM tomando como input um output da CM e CM tomando como input um output da ToM), assim como nas quais ToM e CM são recrutadas isoladamente. Devido à existência de grupos clínicos (e.g. indivíduos pertencentes ao espectro autista) que apresentam desempenho anômalo em determinadas tarefas cognitivas que recrutam ToM e CM conjuntamente (e.g. julgar o comportamento de um agente que, querendo realizam algo bom, causou um dano acidental a outrem), faz-se necessário investigar o papel exato de cada processo na produção desses outputs mais complexos a fim de ser esclarecida a origem dos erros. Sem levar em conta os resultados conjuntos de experimentos que recrutam uma ToM e uma CM isoladamente, não se pode determinar se o mau desempenho em uma tarefa que dependa do uso coletivo dos dois processos é produto de uma deficiência em ToM, CM ou em ambas.Metrics
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Publicado
2016-12-27
Como Citar
Perera, R. A., & Stein, S. I. A. (2016). Como a teoria da mente e a cognição moral interagem?. Cognitio: Revista De Filosofia, 17(1), 103–118. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/30222
Edição
Seção
Artigos Cognitio