Objetividade ética e a morte da ontologia em Putnam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2020v21i2p246-259

Palavras-chave:

Ética, Objetividade, Ontologia, Relativismo conceitual

Resumo

Rastrearemos a refutação da necessidade de fundamentos ontológicos para teorias éticas de Putnam analisando sua trajetória por autores como Quine, Moore e Wittgenstein. Partiremos do naturalismo epistemológico de Quine para estabelecer sua base coerentista pragmática. Então, investigaremos seu distanciamento da ontologia conforme sua perspectiva wittgensteiniana do conceitualismo mooreano e platônico. Caracterizando Heidegger como alvo primário de sua crítica a uma necessidade de ontologia, afasta-se mesmo de Quine ao abraçar uma relatividade conceitual inspirada na mereologia e em jogos de linguagem para estabelecer a objetividade da ética sem a necessidade de objetos. Por fim, a partir dessa definição, investigaremos a concepção de ética segundo Putnam, fortemente inspirada em Dewey e Aristóteles em diálogo com Levinas e Kant em prol de um “florescimento cognitivo humano”. Sua definição é breve e superficial, todavia clama que tais características sejam necessárias a fim de dar maleabilidade à ética, em contraponto a uma definição rígida e facilmente quebradiça tendo em vista o amplo descordo presente na filosofia moral. Esta flexibilidade não cairia em relativismo absoluto uma vez que preza a razoabilidade e progresso, assim como evitaria doutrinas danosas “anti-florescimento”.

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Biografia do Autor

Luca Nogueira Igansi, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando do PPG Filosofia UFPel na área de Epistemologia Moral

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Publicado

2021-01-28

Como Citar

Igansi, L. N. (2021). Objetividade ética e a morte da ontologia em Putnam. Cognitio: Revista De Filosofia, 21(2), 246–259. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2020v21i2p246-259

Edição

Seção

Artigos Cognitio