Os primeiros dias de um curso de lógica

Autores

  • Tomás Troster Centro de Estudos do Direito Econômico e Social (CEDES)
  • Roger Xavier Université Paris 8

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2021v22i1:e52379

Palavras-chave:

lógica, argumentação, petição de princípio, demonstração, dedução

Resumo

Este breve artigo esboça a opinião de um lógico sobre algumas ideias básicas que deveriam ser apresentadas nos primeiros dias de qualquer curso de lógica. Ele trata da natureza e dos objetivos da lógica. Ele discute o que um estudante pode esperar alcançar com o estudo da lógica e também alerta sobre os problemas e obstáculos que um estudante deverá superar ou com os quais deverá aprender a conviver. O artigo também introduz vários termos-chave que um estudante encontrará na lógica.Uma proposição é ou verdadeira ou falsa per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Um argumento é ou válido ou inválido per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Uma argumentação é ou concludente ou inconcludente – não per se, mas sim para uma pessoa.No entanto, que uma dada argumentação seja concludente para uma certa pessoa é sem dúvida uma questão indissociável dos pensamentos subjetivos de tal pessoa, mas apenas em certos aspectos: se uma determinada argumentação é concludente para uma pessoa, mas não para outra, a primeira sabe de algo que a segunda não sabe. Além disso, nem toda argumentação que alguém pensa ser concludente para certa pessoa é de fato concludente para tal pessoa. O caráter concludente de uma argumentação envolve outros elementos além da subjetividade.Algumas leituras são sugeridas ao longo do texto em citações entre parênteses e listadas nas referências bibliográficas no final do artigo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tomás Troster, Centro de Estudos do Direito Econômico e Social (CEDES)

Professor do Centro de Estudos do Direito Econômico e Social (CEDES). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com período-sanduíche na École Normale Supérieure de Paris.

Roger Xavier, Université Paris 8

Doutorando em Filosofia pela Universidade Paris 8, mestre em Filosofia pela Universidade Paris X Nanterre e licenciado em Filosofia pela UEL.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Troster, T., & Xavier, R. (2021). Os primeiros dias de um curso de lógica. Cognitio: Revista De Filosofia, 22(1), e52379. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2021v22i1:e52379