Lógica da quantidade hegeliana
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e63438Palavras-chave:
Infinitude Quantitativa, Lógica da Quantidade, Matemática, Relações quantitativas, Dialéticas do NúmeroResumo
A Ciência da Lógica de Hegel, apresenta na Lógica do Ser, na 2a Seção, a Quantidade, enquanto uma filosofia da matemática moderna. O estágio de desenvolvimento das ciências modernas em geral, e da matemática em especial, permitem a Hegel fazer um diagnóstico, dos avanços e limites alcançados até então, que aponta as contradições do conceito de quantidade/quantum. Reconstruímos, inicialmente, a teoria da quantidade pura e seus momentos contínuo e discreto; depois, a dialética do quantum extensivo e intensivo, com os momentos do número que culminam na contradição do cálculo infinitesimal; enfim, na relação quantitativa articula-se a superação do déficit especulativo das próprias relações matemáticas, fazendo emergir, nesse sentido, o aspecto conceitual da quantidade enquanto qualidade. Ou seja, Hegel deduz na própria quantidade de modo imanente a dialética qualitativa, de modo que com essa explicitação a lógica quantitativa está determinada qualitativamente, ou seja, a matemática tem um sentido lógico especulativo.
Metrics
Referências
FREGE, G. Os Fundamentos da Aritmética: Uma Investigação Lógico-Matemática sobre o Conceito de Nú- mero. Trad. Luiz Henrique Lopes Dos Santos. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
HOULGATE, S. Quantity And Measure In Hegel’s Science Of Logic. Volume 2. London: Bloomsbury Pu- blishing, 2022.
HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. I. Ciência da Lógica. São Paulo: Loyola, 1995.
HEGEL, G. W. F. Ciência da lógica. A Doutrina do Ser (1832). Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
HÖSLE, Vittorio. O sistema de Hegel. São Paulo: Loyola, 2007.
NOLASCO, Fábio Mascarenhas. A suspensão qualitativa da quantidade: a crítica de Hegel ao paradigma matemático da ciência moderna. Tese doutorado. Campinas, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.