Revisitando o pragmatismo político e a educação

Rawls, Dewey, Bernstein

Autores

  • Nythamar Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2024v25i1:e64973

Palavras-chave:

teoria crítica, liberalismo, filosofia política, pragmatismo, socialismo

Resumo

Ao colocar John Dewey entre John Rawls e Richard Bernstein, defendo uma leitura socialista das posições de Dewey sobre a democracia liberal que se afasta tanto das leituras conservadoras de Dewey como daqueles que afirmam que o seu liberalismo democrático na verdade pertence a uma visão de direita ou de centro, e de comunitaristas de esquerda que rejeitam tais pontos de vista como irrelevantes para as variantes socialistas e radicais da democracia liberal. De uma maneira geral, pode-se demonstrar que as diferentes opiniões de Rawls e Dewey sobre o liberalismo político poderiam ser, em última análise, reconciliadas, dadas as suas posições semelhantes sobre a democracia, o pluralismo e a pessoa humana. Pode-se ainda demonstrar que a própria reabilitação de Kant por Rawls está intimamente relacionada à sua leitura de Dewey. Além disso, como argumenta Bernstein, tal renovação da filosofia social e política de Dewey no construtivismo político e no equilíbrio reflexivo de Rawls foi decisiva para a grande guinada pragmatista observada na segunda, terceira e quarta gerações da teoria crítica, não apenas na chamada Escola de Frankfurt (especialmente Habermas, Honneth, Forst), mas também em pensadoras feministas e decoloniais como Nancy Fraser, Seyla Benhabib, Judith Butler, Rahel Jaeggi e Amy Allen. A reviravolta pragmática de Dewey na filosofia política permite, assim, uma correlação dinâmica e robusta entre a democracia radical e a educação pública, que poderia ser implementada em democracias emergentes como o Brasil.

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Oliveira, N. (2024). Revisitando o pragmatismo político e a educação: Rawls, Dewey, Bernstein. Cognitio: Revista De Filosofia, 25(1), e64973. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2024v25i1:e64973

Edição

Seção

Artigos Cognitio