Luta por reconhecimento em Axel Honneth

a gramática dos conflitos sociais e a renovação da teoria crítica

Autores

  • Leonor Gularte Soler Universidade Federal de Pelotas
  • Neiva Afonso Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Neyha Guedes Dariva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2024v25i1:e67510

Palavras-chave:

Axel Honneth, Conflitos sociais, Renovação da teoria crítica

Resumo

O artigo explora o pensamento de Axel Honneth, um destacado herdeiro da Escola de Frankfurt, examinando suas contribuições à Teoria Crítica. Inicia-se com uma revisão das ideias de Karl Marx e das influências hegelianas que moldaram sua filosofia, essenciais para entender a origem da Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica. A seguir, o texto apresenta um panorama da Teoria Crítica e seu envolvimento, situando Honneth dentro dessa tradição. O foco principal é a teoria do reconhecimento de Honneth, que fundamenta uma crítica social baseada em conflitos por reconhecimento, destacando a gramática dos conflitos sociais. O estudo ressalta a importância de Honneth para a filosofia contemporânea e nota seu distanciamento da Teoria Crítica Clássica, especialmente em relação aos pensamentos de Habermas, Adorno e Horkheimer. Honneth enfatiza o papel das relações cotidianas, normas morais e ações interpretativas na formação social, aspectos que ele considera negligenciados pelos teóricos clássicos.

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Biografia do Autor

Leonor Gularte Soler, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no programa de pós graduação da Universidade Federal de Pelotas e bolsista CAPES do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas.

Areas de interesse: filosofia da educação,  pragmatismo, JohnDewey, educação soviética.

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Filosofia pela PUC-RS e Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Neyha Guedes Dariva, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação e Professora de filosofia no ensino médio da rede básica estadual em Rio Grande - RS.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Soler, L. G., Oliveira, N. A., & Dariva, N. G. . (2024). Luta por reconhecimento em Axel Honneth : a gramática dos conflitos sociais e a renovação da teoria crítica. Cognitio: Revista De Filosofia, 25(1), e67510. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2024v25i1:e67510