Metáforas literárias e a esperança de renovação social

uma relação entre linguagem e imaginação a partir do neopragmatismo de Richard Rorty

Autores

  • Heraldo Aparecido Silva Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0001-5533-0726
  • Francisco Raimundo Chaves de Sousa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2025v26i1:e68345

Palavras-chave:

Metáforas Literárias, Neopragmatismo, Rorty

Resumo

Este trabalho discute alguns aspectos das metáforas literárias na filosofia de Richard Rorty. Trata-se de uma investigação de caráter bibliográfico centrada em alguns momentos específicos da produção filosófica rortyana, especificamente, nas obras Contingência, ironia e solidariedade (2007) e Ensaios sobre Heidegger e outros (1999a). Foram consultadas como literatura de apoio obras e artigos de intérpretes que abordam temas da ética, filosofia política e filosofia social no pensamento de Rorty, a exemplo de Malachowski (2002) e Schulenberg (2015). Nesse contexto, Rorty propõe um uso prático para as metáforas literárias como elemento fomentador de mudanças individuais e sociais, visto que sugerem, por meio da imaginação, cenários éticos, políticos e sociais alternativos, além de inspirar mudanças redescritivas específicas para as descrições dos indivíduos e sua comunidade.

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Biografia do Autor

Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Professor Associado vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE/CCE/UFPI).

Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/CCHL/UFPI).

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

Silva, H. A., & Chaves de Sousa, F. R. (2025). Metáforas literárias e a esperança de renovação social: uma relação entre linguagem e imaginação a partir do neopragmatismo de Richard Rorty. Cognitio: Revista De Filosofia, 26(1), e68345. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2025v26i1:e68345

Edição

Seção

Artigos Cognitio