Ser natureza

como conduzir a si mesmo para o cultivo da vida na prática filosófica de Emerson e do Zhuang-zi

Autores

  • Valentina De Feo Università degli studi di Milano

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2025v26i1:e70745

Palavras-chave:

Alimento vital, Auto-transcendência, Espiritualidade, Ética, Felicidade, Natureza

Resumo

Muitos estudos comparativos entre Emerson e Zhuangzi analisaram quais conceitos daoístas foram importados para o movimento intelectual transcendentalista. Neste artigo, seguirei uma metodologia diferente: por meio de uma abordagem teórica, procurarei definir o núcleo ético-cósmico comum aos dois autores. Para ambos, a ética não é um conjunto de dogmas, mas antes um modo de atenção ao mundo. “How shall I live?” (Emerson 1983, p. 943), pergunta Emerson ao abrir The Conduct of Life e, como também veremos em Zhuangzi, a investigação filosófica é orientada por uma urgência existencial em que a agulha da bússola é a Eudaimonia (εὐδαιμονία), ou a vida boa. Esse conceito está presente desde os primórdios da disciplina filosófica ocidental e foi especialmente crucial para Aristóteles, para quem existe um fim teleológico predefinido a ser seguido. Emerson e Zhuangzi propõem um caminho alternativo: o do cultivo (nurture), um exercício cotidiano livre de objetivos específicos, que visa a cultivar a si mesmo em relação constante com a Natureza. Por que, então, é essencial para ambos os autores que os seres humanos se imerjam na Natureza para alcançar uma vida boa? Para responder a essa questão, partirei da metáfora da atitude pastoral, delineada por ambos: em Emerson, representada pela figura de Proteu associada à natura naturans; em Zhuangzi, presente no conceito de yang-sheng (养). A metáfora metafísica emersoniana é também arquetípica de um modelo ético explicitamente proposto em Zhuangzi. Assim como o pastor deixa o rebanho vagar sem impor uma direção, atentando apenas para aqueles que ficam para trás, o ser humano deveria conduzir a vida perguntando a si mesmo: o que permanece ou se arrasta em mim? Em seguida, discutirei como, a partir desse arquétipo comum, emergem diferenças metafísicas substanciais entre as concepções de Natureza em Emerson e em Zhuangzi, particularmente entre natura naturans e ziran (自然), bem como na consequente relação de autotranscendência, nos conceitos de alma e xing (性). Desse quadro resultarão dois tipos distintos de espiritualidade que, no entanto, compartilham uma disposição comum de escuta e de acordo com a Natureza e o Universo. Essa postura existencial não é apenas ética, mas também cosmológica, pois atravessa as fronteiras de separação entre o ser humano e a Natureza, colocando-os em harmonia. O resultado é uma investigação filosófica que nos convida a nutrir a vida sem aspirar à felicidade, cultivando um olhar atento ao presente e não orientado para um fim futuro. Vivemos em uma sociedade ainda presa ao conceito de felicidade como indicador fundamental do bem-estar individual e constantemente ancorada a um universo teleologicamente orientado em uma única direção, no qual a natureza se tornou técnica e o desenvolvimento se tornou progresso. Emerson e Zhuangzi, com suas respectivas disposições, mostram-nos uma urgência mais atual do que nunca: acolher o fluxo do devir respeitando e escutando o ritmo da Natureza, tornando-nos pastores de nós mesmos.

Referências

ANDERSON, Douglas. Emerson's Schellingean Natures. Cognitio: Revista de Filosofia, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 13-22, Jan./Jun. 2007.

ARISTOTLE. Ἠθικὰ Νικομάχεια; tr. it di C. Mazzarelli, Etica Nicomachea, Milano: Bompiani, 2000.

BARRETT, Nathaniel. “Wuwei” and flow: comparative reflections on spirituality, transcendence, and skill in the “Zhuangzi”. Philosophy East and West. University of Hawai'i Press, v. 61, n. 4, p. 679-706, Oct. 2011.

BRANCH, Michael P.; MOHS, Clinton. The Best Read Naturalist: Nature Writings of Ralph Waldo Emerson. Charlottesville: University of Virginia Press, 2017.

BRUYA, Brian. Ziran: The Philosophy of Spontaneous Self-Causation. Albany State University of New York Press, 2022.

CIORAN, E. M. Le mauvais démiurge (1969), Édition Gallimard Paris; tr.it di D.G. Fiori, Il Funesto Demiurgo, 1986, Adelphi, Milano.

DEMOCRITO. tr.it I presocratici. Testimonianze e frammenti. vol. 1. Laterza: Bari 1993.

EMERSON, R. W. Ralph Waldo Emerson. Essays & Lectures. New York: The Library of America, 1983.

ESPOSITO, Joseph, L. Schelling's Idealism and Philosophy of Nature. Plainsboro: Associated Univ Presses, 1977.

FABBRICHESI, Rossella. Spinoza, Emerson, and Peirce: Re-Thinking the Genealogy of Pragmatism. Indiana University Press. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 55, n. 2, Spring 2019.

FABBRICHESI, Rossella. Potentia Intelligendi e Potentia Agendi. Da Spinoza a Peirce, da Peirce a Sini. Seminario di filosofia Germogli, 30 giugno, 2023. https://www.mechri.it/2022-2023/Seminario%20di%20Filosofia/SF2223_Germogli/35_Fabbrichesi_Potentia%20intelligendi%20potentia%20agendi.pdf .

FOUCAULT, Michel, L'Hermenéutique du sujet. Cours au Collège de France 1981-1982, Seuil: Gallimard, 2001.

GAO, Heng 高亨. Zhouyi dachuan jinzhu 周易大傳今注, Jinan: Qilu Shushe, 1998.

GAO, Shan. Nature, Spirituality, and Place: Comparative Studies between Emerson and Zhuang Zi. Religions, v. 14, n. 1134, 2023.

GUARDIANO, Nicholas. Transcendentalist aesthetics in Emerson, Pierce, and nineteenth-Century American landscape painting. Dissertation. State University of New York Stony Brook. ProQuest LLC. Ann Arbor, 2014.

GÜNTHER, Anders. Die Antiquiertheit des Menschen Bd. II: Über die Zerstörung des Lebens im Zeitalter der dritten industriellen Revolution. Munich: C. H. Beck, 2018.

HADOT, Pierre. N’oublie pas de vivre. Goethe et la tradition des exercices spirituels. Éditions Albin Michel S. A., Paris; tr.it di A.C Peduzzi. Ricordati di vivere: Goethe e la tradizione degli esercizi spirituali. Milano: Raffaello Cortina, 2009.

HARVEY, Samantha C. Transatlantic Transcendentalism. Coleridge, Emerson, and Nature. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2013.

HEIDEGGER, Martin, Überwindung der Metaphysik (1936-1946, 1951). in: Vorträge und Aufsätze (1954); tr. it Oltreppasamento della metafisica, in Saggi e discorsi, Mursia, Milano, 1976.

JULLIEN, François. Nourrir sa vie à l’écart du bonheur. Éditions Gallimard, Paris; tr. it by M. Porro. Nutrire la vita. Senza aspirare alla felicità. Raffaello Cortina, Milano, 2022.

JULLIEN, François. De l’être au vivre. Lexique Euro-Chinois de la pensée, Éditions Gallimard, Paris; tr. it by E. Magno, Essere o Vivere. Il pensiero occidentale e il pensiero cinese in venti contrasti. Milano: Feltrinelli, 2019.

MASSON, Jeffrey Moussaieff. The Oceanic Feeling: The Origins of Religious Sentiment in Ancient India. Berlin: Springer Science & Business Media, 2012.

MØLLGAARD, Eske. Zhuangzi's Religious Ethics. Journal of the American Academy of Religion, v. 71, n. 2, p. 347-370, Jun. 2003.

OMERO. Ὀδύσσεια ; tr.it di M.G, Ciani e E. Avezzù. Odissea. Venezia: Marsilio, 2016.

OSTOW, Mortimer. Spirit, Mind, and Brain. A Psychoanalytic Examination of Spirituality and Religion. New York City: Columbia University Press, 2006.

PERKINS, Franklin. Metaphysics in Chinese Philosophy. In: ZALTA, E.; NODELMAN E. N. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Winter 2023.

https://plato.stanford.edu/archives/win2023/entries/chinese-metaphysics/

ROLAND, Alan. Ramakrishna: Mystical, Erotic, or Both?. Journal of Religion and Health, v. 37, p. 31-36, March 1998. doi:10.1023/A:1022956932676. S2CID 21072291.

SINI, Carlo, Il pragmatismo americano. Roma-Bari: Laterza, 1972.

URBAS, Joseph. The Philosophy of Ralph Waldo Emerson. Oxford: Routledge, 2021.

WANG, Zhongjiang. Nature and Human Beings: The Research on the Lineage of These Two Concepts 《自然与人:近代中国两个观念的 谱系探微》. Shanghai: The Commercial Press, 2018.

ZHUANG-ZI. Chuang-tzu,. tr.it by C. Laurenti, C. Leverd of the French version Collection Unesco d'oeuvres rappresentative 1969. L. Kia-Hway (ed.). Milan: Adelphi, 1982.

ZHUANG-ZI. The Essential Writings with Selections from Traditional Comments. tr. by B. Ziporyn. Indianapolis: Hackett Publishing, 2009.

Downloads

Publicado

2025-12-20

Como Citar

De Feo, V. (2025). Ser natureza: como conduzir a si mesmo para o cultivo da vida na prática filosófica de Emerson e do Zhuang-zi. Cognitio: Revista De Filosofia, 26(1), e70745. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2025v26i1:e70745

Edição

Seção

Artigos Cognitio