Sobre a Revista

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, vinculada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História e ao Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é uma revista acadêmica semestral e temática, disponibilizada de forma gratuita pela internet, que se propõe discutir a História e sua integração com os diversos ramos do conhecimento. O periódico publica artigos, entrevistas, traduções, resenhas e pesquisas de graduação (em edições especiais), em particular de assuntos das Ciências Humanas e Sociais.

Na avaliação da Capes (2017-2020), a revista foi classificada na área de História e Interdisciplinar como B1.

Missão: Publicar escritos que problematizem questões referentes à História e à historiografia, em especial a das cidades, primando por contribuir com os campos histórico e da cultura dos sujeitos analisados e, não obstante, também da sociedade em geral.

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificadoSubmissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos - Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos - Livres

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias de pesquisas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Homenagens

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado VerificadoAvaliado pelos pares

Vídeos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista conta com um conselho científico/editorial, que é constituído por especialistas de notório saber na área. Esse conselho é o próprio corpo de pareceristas da revista, embora, em caso de necessidade, sejam convidados pareceristas ad hoc. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois especialistas do Conselho Editorial. Em caso de divergências, o texto é encaminhado a um terceiro parecerista. Qualquer artigo, nacional ou estrangeiro, é submetido ao sistema de avaliação por par cega (blind peer review). O processo de seleção de avaliação de traduções, pesquisas e resenhas será feito pelos membros do Conselho, mas é aberto às indicações de toda a comunidade científica.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso aberto de todo seu conteúdo e pode ser consultada, baixada, impressa, copiada e distribuída sem prévia autorização do editor responsável ou do autor. Isto está de acordo com as definições de acesso aberto da B.O.A.I. (Budapest Open Access Initiative).

Não é cobrada qualquer tipo de taxa dos autores para submissão e/ou  publicação de artigos.

 

Política de Propriedade Intelectual

Nossos textos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite que eles sejam compartilhados e adaptados para qualquer fim, mesmo comercial, desde que seja dado o crédito apropriado.

Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 
O próprio site da revista serve como repositório das versões submetidas e aprovadas dos textos.