Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade

A Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, vinculada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História e ao Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é uma revista acadêmica, e temática, que se propõe discutir a História e sua integração com os diversos ramos do conhecimento. Nasceu do resultado das pesquisas dos integrantes do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) do Departamento de História da PUC-SP, ampliando-se para um intercâmbio nacional e internacional, resultando em publicações variadas, cujas temáticas são propostas a cada semestre, inserindo a História em um diálogo amplo e dando-lhe o tom do transdisciplinar. Esses estudos não se fecham apenas à cidade de São Paulo, mas, ao contrário, se ampliam da Cidade Clássica à Cidade Contemporânea. Suas contribuições são excelentes possibilidades de ampliar o diálogo dentro da Historiografia Contemporânea. Em 2012, a Revista Cordis foi classificada como B3 no Qualis de periódicos elaborado pela Capes - áreas de História e Interdisciplinar e, em setembro de 2015, obteve B2 na área de avaliação Artes/Música. Figura, ainda, com a classificação B3 em Antropologia/Arqueologia e Teologia.

 

FAPESP - Código de Boas Práticas Científicas

 

NÚCLEO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE (NEHSC)


A Revista Cordis está indexada nos seguintes serviços: Diadorim, Google AcadêmicoHarvard Library E-JournalsIbict | Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, Journals for Free, JournalTOCsLatindex, LivRe!, Matriz de Información para el Análisis de Revistas-MIAR, OCLC WorldCatPlataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas e-RevistasPortal de Periódicos da CAPES, REDIB | Red Iberoamericana de Innvación y Conocimiento Científico e Sumários de Revistas Brasileiras.

Apoio: CNPq e MCTI

 

CHAMADA DE ARTIGOS.


A REVISTA CORDIS (ISSN 2176-4174) é a revista eletrônica e temática do “Núcleo de Estudos de História Social da Cidade”  (NEHSC), vinculada ao Programa de Estudos Pós Graduados em História, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O NEHSC comemorou recentemente seus 25 anos de existência, com várias atividades acadêmicas, em diferentes instituições de ensino. A revista está recebendo artigos para seu próximo número que tem como tema "Deslocamentos Humanos. Cidade e memórias".

Os deslocamentos humanos se configuram no mundo atual como uma realidade vivenciada pelas sociedades, gerando migrações em massa,  conflitos políticos e sociais alem de afetar a educação das novas geraçõe. Os deslocamentos humanos são motivados por variadas circunstâncias: políticas, econômicas, por guerras, desastres naturais ou exílios, entre outros.

 Os artigos podem versar sobre as problemáticas que o mundo atual tem presenciado com as e/imigrações em massa, assim como tratar de estudos teóricos e/ou pesquisas empíricas, com os mais variados recortes epistemológicos e em diferentes contextos culturais, entrevistas e resenhas, também são bem vindas.
 

Regras para publicação

 


n. 21 (2018): DOSSIÊ DESLOCAMENTOS HUMANOS. CIDADES E MEMÓRIAS


Capa da revista
Capa realizada pelo arquiteto Jadi Oliveira, gentilmente cedida