Infraestrutura escolar e desigualdade socioeconômica

O retrato das escolas paulistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68812

Palabras clave:

Desigualdades socioeconômicas, Vulnerabilidades, Infraestrutura, Escolas públicas

Resumen

O artigo aborda as profundas desigualdades socioeconômicas que afetam as escolas paulistas, enfatizando como essas disparidades impactam diretamente a infraestrutura, o acesso a recursos educacionais e o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa revela que as escolas localizadas em regiões periféricas enfrentam desafios significativos, como instalações precárias, escassez de materiais didáticos, e dificuldades em atrair e manter professores qualificados. Tais condições contribuem para a perpetuação da desigualdade educacional e social. O impacto da pandemia de COVID-19 é enfatizado, mostrando como a transição para o ensino remoto ampliou as desigualdades, já que muitos alunos de famílias pobres não tinham acesso à tecnologia necessária. Para a produção dos dados, foram realizados grupos de discussão com profissionais da educação da Rede Estadual de São Paulo, e os dados foram analisados e categorizados com o auxílio do software NVivo, utilizando a Análise de Prosa como metodologia qualitativa para análise, que se foca em aspectos subjetivos e é organizada em tópicos e temas. Os principais resultados indicam que o período pandêmico intensificou as desigualdades já existentes no sistema educacional brasileiro, especialmente nas escolas periféricas. A má distribuição de recursos materiais e tecnológicos, aliada à falta de suporte adequado aos professores, foi identificada como um dos maiores desafios para a qualidade da educação.

Biografía del autor/a

Patrick Vieira Ferreira, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Pós-doutorando em Educação pela PUC-SP (2022), Doutor em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2021), Mestre em Educação pela UMESP (2016), possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (2008) e graduação em Teologia - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (2008), Especializado em Gestão Educacional e Capelania Escolar. Coaching Profissional certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Atualmente é o Diretor de Desenvolvimento Espiritual do UNASP, campus Hortolândia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação religiosa, espiritualidade, avaliação institucional, formação de professores, teologia, logoterapia.

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França. Atualmente é professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId ? CNPq) e atua como pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade -Educação - FCC/DPE-CIERS-Ed e da Cátedra UNESCO ? Profissionalidade Docente (FCC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica / educacional. É assessora educacional junto a instituições de ensino públicas e particulares. Tem artigos e livros publicados na área de Educação e Psicologia. 

Luciane Helena Mendes Miranda, Universidade Paulista

Doutora (2020) e mestra (2015) em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela PUC-SP. Graduada em Psicologia (1996) e especialização em Psicopedagoga (1998) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Possui especialização em Psicoterapia breve de base psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004). Atua como docente e supervisora clínica na Universidade Paulista. Atende em consultório como psicóloga (1998) crianças, jovens e adultos, na modalidade individual e casa. Dedica-se a pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva, formação docente e vulnerabilidades no ambiente escolar. É integrante do grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica CEPId, locado na PUC-SP. 

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo, atuando no Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- Guarulhos). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, extensão universitária, práticas pedagógicas e educação. 

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Publicado

2024-11-02

Cómo citar

Ferreira, P. V., Placco, V. M. N. de S., Miranda, L. H. M., & Silva, D. A. (2024). Infraestrutura escolar e desigualdade socioeconômica: O retrato das escolas paulistas. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 3(33), e68812. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68812