O corpo como lugar da oração na liturgia do Vaticano II
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i101.54528Palavras-chave:
Antropologia litúrgica, Corporeidade, Mediação simbólica, Ritualidade, Experiência sensívelResumo
O presente artigo coloca em evidência a dimensão antropológica da liturgia. Tal dimensão, propiciada pelo Movimento Litúrgico e acatada pelo Concílio Vaticano II, possibilitou o nascimento da ciência litúrgica e o diálogo aberto com as outras ciências que investigam o rito como parte do fenômeno religioso. Valorizada nos primórdios do cristianismo, negada no medievo e reassumida pelas constituições conciliares Sacrosanctum Concilium e Gaudium et Spes, a corporeidade, como dado litúrgico e também pastoral, tem sido endossada pelo magistério do papa Francisco. Por meio da pesquisa exploratória, o texto a seguir busca compreender como o corpo foi assumido pelas tradições bíblica, cristã e litúrgica e quais implicações essas demonstram ter sobre a concepção atual de corporeidade. Em seguida, busca-se elucidar acerca de como a liturgia atua sobre o corpo e de como o corpo se manifesta na liturgia. O estudo conclui que a ênfase na mediação simbólica que tange os sentidos corpóreos possibilitou afirmar que a liturgia é o modo pelo qual o corpo ora.
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