Teologia da criação e criacionismo evolucinário
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i103.59073Palavras-chave:
Ciência, Fé, Teologia Evolucionária, Criacionismo Evolucionário, EvoluçãoResumo
A crença em um Deus criador levanta questões profundas e importantes para muitos de nós, especialmente entre religiosos e cientistas. Apresentamos neste trabalho uma teologia da criação que dialoga com a ciência da criação, a biologia evolutiva. Fizemos uma abordagem concisa das origens através de Gênesis 1 a 11, seguindo com enfoques na repercussão teológica do trabalho de Darwin sobre a origem das espécies. Discorremos sobre quatro tipos de criacionismos mais divulgados em nosso meio para, enfim, expor e defender o Criacionismo Evolucionário e sua visão teológica da evolução humana. Esta cosmovisão é uma modalidade do teísmo evolutivo que ressalta a convicção no Deus Triúno como O Criador e entende a evolução biológica como um processo natural, ordenado e sustentado por Deus. Finalizamos com perspectivas de alguns estudiosos sobre o significado existencial da vida humana, do universo e sua relação com a fé cristã. Nossa expectativa é que o esclarecimento de conceitos e a demonstração de dados científicos poderão trazer luz ao debate entre fé e ciência, favorecendo o diálogo e o trabalho colaborativo. Uma vez que o conhecimento é bem compreendido e divulgado, muitos pré-conceitos podem ser desconstruídos. A mente transformada gera novas atitudes, diálogos eficientes e esclarecimentos persuasivos.
Referências
ALEXANDER, Denis R. Criaçao ou Evolução. Precisamos escolher? 1. ed.Viçosa: Ultimato, 2017.
DISCOVERY INSTITUTE. Intelligent Design. Disponível em http://www.discovery.org/id/faqs/#questionsAboutIntelligentDesign/. Acesso em: 01 de junho de 2022.
HAUGHT, John F. Deus após Darwin. Uma teologia evolucionista. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
KRAUSS Heinrich; KÜCHLER Max. As origens: Um estudo de Gênesis 1-11. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
KÜNG, Hans. O Princípio de Todas as Coisas. Ciências Naturais e Religião. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LAMOUREUX, Denis O. Evolutionary Creation. A Christian Approach to Evolution. 1. ed. Kindle. Wipf & Stock, 2008.
MATHEWS, Kenneth A. The new American commentary. Genesis 1- 11. Vol. 1A. 1. ed. Kindle. Nashville, Tennessee: B&H Publishing Group, 1996.
McGRATH, Alister. Deus e Darwin. Teologia natural e pensamento evolutivo. 1. ed. Viçosa: Ultimato, 2016.
MOLTMANN, Jürgen. God in creation: an ecological doctrine of creation: the Gifford lectures 1984-1985. 1. ed. London: SCM Press Ltd, 1985.
NOTA DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, OS ACADÊMICOS | 26 de janeiro de 2021. Disponível em https://www.abc.org.br/2021/01/26/nota-da-academia-de-ciencias-do-estado-de-sao-paulo/. Acesso em: 05 de junho de 2022.
POLKINGHORNE John. O Princípio Antrópico e o Debate entre Ciência e Religião. The Faraday Institute for Science and Religion. Traduçao de Guilherme V.R. de Carvalho. Setembro de 2007. https://www.faraday.cam.ac.uk/wp-content/uploads/resources/Faraday%20Papers/Faraday%20Paper%204%20Polkinghorne_PORT.pdf . Acesso em 29 de maio de 2022.
POLKINGHORNE John; BEALE Nicholas. Questions of truth: fifty-one responses to questions about God, science, and belief. 1ed. Kindle. Louisville: Westminster John Knox Press, 2009.
POLKINGHORNE, John; WELKER, Michael. Faith in the Living God: a dialogue. 2. ed. Kindle, Eugene: Cascade Books, an Imprint of Wipf and Stock Publishers, 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Cultura Teológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.