Teologia da criação e criacionismo evolucinário
DOI :
https://doi.org/10.23925/rct.i103.59073Mots-clés :
Ciência, Fé, Teologia Evolucionária, Criacionismo Evolucionário, EvoluçãoRésumé
A crença em um Deus criador levanta questões profundas e importantes para muitos de nós, especialmente entre religiosos e cientistas. Apresentamos neste trabalho uma teologia da criação que dialoga com a ciência da criação, a biologia evolutiva. Fizemos uma abordagem concisa das origens através de Gênesis 1 a 11, seguindo com enfoques na repercussão teológica do trabalho de Darwin sobre a origem das espécies. Discorremos sobre quatro tipos de criacionismos mais divulgados em nosso meio para, enfim, expor e defender o Criacionismo Evolucionário e sua visão teológica da evolução humana. Esta cosmovisão é uma modalidade do teísmo evolutivo que ressalta a convicção no Deus Triúno como O Criador e entende a evolução biológica como um processo natural, ordenado e sustentado por Deus. Finalizamos com perspectivas de alguns estudiosos sobre o significado existencial da vida humana, do universo e sua relação com a fé cristã. Nossa expectativa é que o esclarecimento de conceitos e a demonstração de dados científicos poderão trazer luz ao debate entre fé e ciência, favorecendo o diálogo e o trabalho colaborativo. Uma vez que o conhecimento é bem compreendido e divulgado, muitos pré-conceitos podem ser desconstruídos. A mente transformada gera novas atitudes, diálogos eficientes e esclarecimentos persuasivos.
Références
ALEXANDER, Denis R. Criaçao ou Evolução. Precisamos escolher? 1. ed.Viçosa: Ultimato, 2017.
DISCOVERY INSTITUTE. Intelligent Design. Disponível em http://www.discovery.org/id/faqs/#questionsAboutIntelligentDesign/. Acesso em: 01 de junho de 2022.
HAUGHT, John F. Deus após Darwin. Uma teologia evolucionista. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
KRAUSS Heinrich; KÜCHLER Max. As origens: Um estudo de Gênesis 1-11. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
KÜNG, Hans. O Princípio de Todas as Coisas. Ciências Naturais e Religião. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LAMOUREUX, Denis O. Evolutionary Creation. A Christian Approach to Evolution. 1. ed. Kindle. Wipf & Stock, 2008.
MATHEWS, Kenneth A. The new American commentary. Genesis 1- 11. Vol. 1A. 1. ed. Kindle. Nashville, Tennessee: B&H Publishing Group, 1996.
McGRATH, Alister. Deus e Darwin. Teologia natural e pensamento evolutivo. 1. ed. Viçosa: Ultimato, 2016.
MOLTMANN, Jürgen. God in creation: an ecological doctrine of creation: the Gifford lectures 1984-1985. 1. ed. London: SCM Press Ltd, 1985.
NOTA DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, OS ACADÊMICOS | 26 de janeiro de 2021. Disponível em https://www.abc.org.br/2021/01/26/nota-da-academia-de-ciencias-do-estado-de-sao-paulo/. Acesso em: 05 de junho de 2022.
POLKINGHORNE John. O Princípio Antrópico e o Debate entre Ciência e Religião. The Faraday Institute for Science and Religion. Traduçao de Guilherme V.R. de Carvalho. Setembro de 2007. https://www.faraday.cam.ac.uk/wp-content/uploads/resources/Faraday%20Papers/Faraday%20Paper%204%20Polkinghorne_PORT.pdf . Acesso em 29 de maio de 2022.
POLKINGHORNE John; BEALE Nicholas. Questions of truth: fifty-one responses to questions about God, science, and belief. 1ed. Kindle. Louisville: Westminster John Knox Press, 2009.
POLKINGHORNE, John; WELKER, Michael. Faith in the Living God: a dialogue. 2. ed. Kindle, Eugene: Cascade Books, an Imprint of Wipf and Stock Publishers, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Cultura Teológica 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.