A animação bíblica da escola católica

Autores/as

  • Valéria Andrade Leal

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v22i84.20802

Palabras clave:

Escola Católica, Sagrada Escritura, Animação Bíblica, Formação Bíblica

Resumen

Documentos pós conciliares da Igreja, dentro os quais destaca-se o Documento de Aparecida e a Verbum Domini, apontam para a centralidade da Palavra de Deus em toda a ação pastoral e também na vida do cristão. Enquanto católicas as escolas confessionais que se inserem na missão da Igreja também são interpeladas a ter a Palavra de Deus no centro de sua ação educativa. Assim, o texto que segue apresenta diretrizes para a elaboração de um programa de formação bíblica que colabore na construção de um “pensar bíblico” em toda escola católica. Tal acarretaria a efetivação da animação bíblica da ação educativa a partir de uma leitura atenta, orante e performativa. Para tanto, a proposta do “pensar bíblico” implica partir da ótica da Bíblia, considerando todo seu processo de formação e sua variada constituição para ler a escola a partir da Sagrada Escritura e buscar o encontro com Jesus Cristo e a atualização da Palavra de Deus.

Biografía del autor/a

Valéria Andrade Leal

Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente é Assessora de Pastoral Escolar no SAGRADO - Rede de Educação, nos estados da região sul do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pastoral Escolar e Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: pastoral escolar, metodologia, juventude, evangelização e educação.

Citas

BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Constituição Dogmática Dei Verbum Sobre a Revelação Divina. In: COSTA, Lourenço (Coord. Geral). Documentos do Concílio Ecumênio Vaticano II. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2007. pp. 347-367.

______________. Discípulos e servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja. Brasília: CNBB, 2012. (Coleção documentos CNBB; 97).

CONGREGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CATÓLICA. Escola Católica. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19770319_catholic-school_po.html>. Acesso em: 29 jul. 2010.

IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Loyola, 1993.

______________. Papa (1963-1978: Paulo VI). Carta encíclica Evangelii Nuntiandi: sobre a evangelização no mundo contemporâneo. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2010.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________. Papa (2005-2013: Bento XVI). Carta encíclica Deus Caritas est: sobre o amor cristão. Disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20051225_deus-caritas-est_po.html>. Acesso em: 16 abr. 2013.

________________. Papa (2005-2013: Bento XVI). Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini. 1ª ed. São Paulo: Paulinas, 2010. (Documentos Pontifícios; 194).

______________. Papa (2013- : Francisco). Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/francesco/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium_po.html#II>. Acesso em: 15 jan. 2014.

II CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE, 1968. Conclusões de Medellín. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 1975.

LIBÂNIO, João Batista. Para onde vai a juventude? Reflexões pastorais. São Paulo: Paulus, 2011.

V CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE, 2007. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulinas; Paulus, Brasília: CNBB, 2008, 5 ed.

Publicado

2014-12-22

Número

Sección

Artigos