A política teológica dos evangélicos

uma análise de projetos políticos no contexto de polarização partidária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i102.58053

Palavras-chave:

Política, Evangélicos, Projeto, Ativismo

Resumo

O artigo tem como principal objetivo tratar de três obras que procuraram refletir o atual contexto político-social brasileiro. Os textos aqui analisados, é fruto de uma percepção de que a polarização inviabiliza o debate razoável na esfera pública. Dessa forma, os autores intentaram elaborar um projeto político que antecedesse ao ativismo político, que, de maneira recorrente, é descaracterizado do aparato teórico-prático refletido. Depois de uma abordagem detida no conteúdo de cada texto, o artigo propõe um exercício crítico dos projetos elencados, apontando algumas lacunas e possibilidades.

Biografia do Autor

Alonso Gonçalves, Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP)

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente no Mestrado Profissional em Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana. Contato: pralgoncalves@yahoo.com.br

Referências

ALENCAR, Gustavo de. “Grupos protestantes e engajamento social: uma análise dos discursos e ações de coletivos evangélicos progressistas”. Religião e Sociedade, n. 39 (3), p. 173-196, 2019.

BEZERRA JR., Carlos. Fé cidadã: quando a espiritualidade e a política se encontram. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.

BURITY, Joanildo. “Itinerário histórico-político dos evangélicos no Brasil”. In: PÉREZ GUADALUPE, José L.; CARRANZA, Brenda (Orgs.). Novo ativismo político no Brasil: os evangélicos do século XXI. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2020, p. 195-215.

CAVALCANTI, Robinson. Cristianismo e política: teoria bíblica e prática histórica. Viçosa: Ultimato, 2002.

CUNHA, Magali do Nascimento. “Religião e política: uma visão protestante”. In: TOSTES, Angelica; RIBEIRO, Claudio de Oliveira (Orgs.). Religiões e intervenções políticas: múltiplos olhares. São Paulo: Recriar, 2020, p. 23-46.

CUNHA, Magali do Nascimento. Do púlpito às mídias sociais: evangélicos na política e ativismo digital. Curitiba: Prismas, 2017.

DIP, Andrea. Em nome de quem?: a bancada evangélica e seu projeto de poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

DULCI, Pedro. Fé cristã e ação política: a relevância pública da espiritualidade cristã. Viçosa: Ultimato, 2018.

FRESTON, Paul. Religião e política, sim; igreja e estado, não: os evangélicos e a participação política. Viçosa: Ultimato, 2006.

LAGO, Davi. Brasil polifônico: os evangélicos e as estruturas de poder. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.

MARTINS, Yago. A máfia dos mendigos: como a caridade aumenta a miséria. Rio de Janeiro: Record, 2019.

ROSA, Wanderley Pereira da. Por uma fé encarnada: uma introdução à história do protestantismo no Brasil. São Paulo: Recriar, 2020.

Downloads

Publicado

2022-10-01