A política teológica dos evangélicos
uma análise de projetos políticos no contexto de polarização partidária
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i102.58053Palavras-chave:
Política, Evangélicos, Projeto, AtivismoResumo
O artigo tem como principal objetivo tratar de três obras que procuraram refletir o atual contexto político-social brasileiro. Os textos aqui analisados, é fruto de uma percepção de que a polarização inviabiliza o debate razoável na esfera pública. Dessa forma, os autores intentaram elaborar um projeto político que antecedesse ao ativismo político, que, de maneira recorrente, é descaracterizado do aparato teórico-prático refletido. Depois de uma abordagem detida no conteúdo de cada texto, o artigo propõe um exercício crítico dos projetos elencados, apontando algumas lacunas e possibilidades.
Referências
ALENCAR, Gustavo de. “Grupos protestantes e engajamento social: uma análise dos discursos e ações de coletivos evangélicos progressistas”. Religião e Sociedade, n. 39 (3), p. 173-196, 2019.
BEZERRA JR., Carlos. Fé cidadã: quando a espiritualidade e a política se encontram. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.
BURITY, Joanildo. “Itinerário histórico-político dos evangélicos no Brasil”. In: PÉREZ GUADALUPE, José L.; CARRANZA, Brenda (Orgs.). Novo ativismo político no Brasil: os evangélicos do século XXI. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2020, p. 195-215.
CAVALCANTI, Robinson. Cristianismo e política: teoria bíblica e prática histórica. Viçosa: Ultimato, 2002.
CUNHA, Magali do Nascimento. “Religião e política: uma visão protestante”. In: TOSTES, Angelica; RIBEIRO, Claudio de Oliveira (Orgs.). Religiões e intervenções políticas: múltiplos olhares. São Paulo: Recriar, 2020, p. 23-46.
CUNHA, Magali do Nascimento. Do púlpito às mídias sociais: evangélicos na política e ativismo digital. Curitiba: Prismas, 2017.
DIP, Andrea. Em nome de quem?: a bancada evangélica e seu projeto de poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
DULCI, Pedro. Fé cristã e ação política: a relevância pública da espiritualidade cristã. Viçosa: Ultimato, 2018.
FRESTON, Paul. Religião e política, sim; igreja e estado, não: os evangélicos e a participação política. Viçosa: Ultimato, 2006.
LAGO, Davi. Brasil polifônico: os evangélicos e as estruturas de poder. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.
MARTINS, Yago. A máfia dos mendigos: como a caridade aumenta a miséria. Rio de Janeiro: Record, 2019.
ROSA, Wanderley Pereira da. Por uma fé encarnada: uma introdução à história do protestantismo no Brasil. São Paulo: Recriar, 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Cultura Teológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.