Ensino religioso: conhecer a historicidade para valorizar e construir caminhos mais inclusivos

Autores/as

  • Joana dArc Araujo Silva Faculdade Unida de Vitória/FUV/ES
  • Claudete Beise Ulrich Faculdade Unida de Vitória/FUV/ES

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i102.58743

Palabras clave:

Identidade, Educação Religiosa, Racismo

Resumen

O presente artigo apresenta uma investigação acerca do papel que a identidade dos indivíduos representa na construção e manutenção do fenômeno social do racismo com foco na importância do processo educacional na concretização deste diálogo, considerando os ideais religiosos que direcionaram na educação durante séculos e, mesmo contemporaneamente, continuam a apresentar alguns efeitos. Para tanto, o método adotado é o de revisão bibliográfica qualitativa e a estrutura dispõe na primeira seção os vínculos entre processo educacional e formação da identidade, enquanto na segunda seção encontra-se uma análise desta dinâmica frente ao desenvolvimento da educação religiosa brasileira.

Biografía del autor/a

Joana dArc Araujo Silva, Faculdade Unida de Vitória/FUV/ES

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Doutorado Profissional Ciências das Religiões/Faculdade Unida de Vitória/FUV/ES. E-mail: sirana66@yahoo.com.br

Claudete Beise Ulrich, Faculdade Unida de Vitória/FUV/ES

Doutora em Teologia: área de concentração Religião e Educação pela Faculdade EST. Professora do Programa Profissional no Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências das Religiões. E-mail. claudete@fuv.edu.br

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Publicado

2022-10-01