Teologia e narrativa em Paul Ricoeur

Autores/as

  • José Vanderlei Carneiro Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i108.65558

Palabras clave:

Teologia, Narrativa, Hermenêutica, Texto Bíblico

Resumen

Teologia e narrativa é um estudo a partir da hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur e núcleo fundamental de toda Teologia. A reflexão é exatamente sobre os processos de elaborações teológicas presente na experiência da leitura e da escuta da Palavra de Deus como expressões dialógicas e orantes da comunidade de fé, a partir das noções fundamentais de teoria narrativa e de uma teologia narrativa, constitutivas na leitura do livro de Rute. Estas noções nos levam a compreender que os estudos do teólogo francês nos conduzem a uma capacidade de nos reportar ao significado dos eventos narrativos que estão presentes no texto bíblico. A materialidade textual da pesquisa será por meio das seguintes fontes: a) Tempo e Narrativa e Hermenêutica bíblica de Ricoeur e b) livro de Rute inTexto Sagrado”. O percurso interpretativo se dará em três momentos. O primeiro através da investigação sobre a teoria da narrativa, o segundo em torno dos constituintes de uma teologia da narrativa e por último, um exercício hermenêutico da narrativa do texto bíblico.

Biografía del autor/a

José Vanderlei Carneiro, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Filosofia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Contato: vanderleicarneiro66@gmail.com

Citas

A BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 1985.

ALTER, Robert. Um mergulho na narrativa bíblica. Entrevista por Graziela Wolfart a Robert Alter. São Leopoldo, IHU, EDIÇÃO 251 | 17 MARÇO 2008. Acesso: http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/1637-robert-alter

BÍBLIA SAGRADA. Edição pastoral. São Paulo: Paulinas, 1990.

CARNEIRO, José Vanderlei. Hermenêutica e Narratologia – por uma redefinição da narrativa à luz do pensamento contemporâneo. Curitiba: Editora CRV, 2017.

CORÁ, Élsio José; SILVA, Luzia Batista de Oliveira. A ação como um texto na obra de Paul Ricoeur. Impulso, Piracicaba • 24(59), p. 15-23, jan.-abr. 2014.

DE MORI, Geraldo. A teoria do texto e da narração de Paul Ricoeur e sua fecundidade para a teologia. Teoliterária. V. 2, N. 3, p. 40-7, 2012.

MESTERS, Carlos. Rute. São Paulo, Loyola, 2009.

PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. Discurso de sua Santidade o Papa João Paulo II e documentos da Pontifícia Comissão Bíblica. São Paulo: Paulinhas, 1994.

RICOEUR, Paul. A hermenêutica bíblica. Trad. Paulo Meneses. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

RICOEUR, Paul. Interpréter la Bible. Pardès. (N° 32-33), p. 31-43, 2002/1.

RICOEUR, Paul. Leituras 3 - nas fronteiras da filosofia. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo Loyola, 1996.

RICOEUR, Paul. O discurso da Ação. Trad. Alcino Cartaxo. Porto, Portugal: RÉS-Editora, 1989.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 1. A intriga e a narrativa histórica. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2010a.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 3. O tempo narrado. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2010b.

RICOEUR, Paul. Temps et Récit, tome 1 – L’intrigue et le récit historique. Paris, Du Seuil, 1983.

RICOEUR, Paul. Temps et Récit, tome 3 – Le temps reconté. Paris, Du Seuil, 1983.

RICOEUR, Paul; LACOCQUE, André. Pensar la Biblia - Estudios exegéticos y hermenéuticos. Traducción de Antonio Martínez Rlu. Barcelola, Herder, 2001.

Publicado

2024-10-31

Número

Sección

Dossiê