Teologia e narrativa em Paul Ricoeur

Autores

  • José Vanderlei Carneiro Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i108.65558

Palavras-chave:

Teologia, Narrativa, Hermenêutica, Texto Bíblico

Resumo

Teologia e narrativa é um estudo a partir da hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur e núcleo fundamental de toda Teologia. A reflexão é exatamente sobre os processos de elaborações teológicas presente na experiência da leitura e da escuta da Palavra de Deus como expressões dialógicas e orantes da comunidade de fé, a partir das noções fundamentais de teoria narrativa e de uma teologia narrativa, constitutivas na leitura do livro de Rute. Estas noções nos levam a compreender que os estudos do teólogo francês nos conduzem a uma capacidade de nos reportar ao significado dos eventos narrativos que estão presentes no texto bíblico. A materialidade textual da pesquisa será por meio das seguintes fontes: a) Tempo e Narrativa e Hermenêutica bíblica de Ricoeur e b) livro de Rute inTexto Sagrado”. O percurso interpretativo se dará em três momentos. O primeiro através da investigação sobre a teoria da narrativa, o segundo em torno dos constituintes de uma teologia da narrativa e por último, um exercício hermenêutico da narrativa do texto bíblico.

Biografia do Autor

José Vanderlei Carneiro, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Filosofia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Contato: vanderleicarneiro66@gmail.com

Referências

A BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 1985.

ALTER, Robert. Um mergulho na narrativa bíblica. Entrevista por Graziela Wolfart a Robert Alter. São Leopoldo, IHU, EDIÇÃO 251 | 17 MARÇO 2008. Acesso: http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/1637-robert-alter

BÍBLIA SAGRADA. Edição pastoral. São Paulo: Paulinas, 1990.

CARNEIRO, José Vanderlei. Hermenêutica e Narratologia – por uma redefinição da narrativa à luz do pensamento contemporâneo. Curitiba: Editora CRV, 2017.

CORÁ, Élsio José; SILVA, Luzia Batista de Oliveira. A ação como um texto na obra de Paul Ricoeur. Impulso, Piracicaba • 24(59), p. 15-23, jan.-abr. 2014.

DE MORI, Geraldo. A teoria do texto e da narração de Paul Ricoeur e sua fecundidade para a teologia. Teoliterária. V. 2, N. 3, p. 40-7, 2012.

MESTERS, Carlos. Rute. São Paulo, Loyola, 2009.

PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. Discurso de sua Santidade o Papa João Paulo II e documentos da Pontifícia Comissão Bíblica. São Paulo: Paulinhas, 1994.

RICOEUR, Paul. A hermenêutica bíblica. Trad. Paulo Meneses. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

RICOEUR, Paul. Interpréter la Bible. Pardès. (N° 32-33), p. 31-43, 2002/1.

RICOEUR, Paul. Leituras 3 - nas fronteiras da filosofia. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo Loyola, 1996.

RICOEUR, Paul. O discurso da Ação. Trad. Alcino Cartaxo. Porto, Portugal: RÉS-Editora, 1989.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 1. A intriga e a narrativa histórica. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2010a.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 3. O tempo narrado. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2010b.

RICOEUR, Paul. Temps et Récit, tome 1 – L’intrigue et le récit historique. Paris, Du Seuil, 1983.

RICOEUR, Paul. Temps et Récit, tome 3 – Le temps reconté. Paris, Du Seuil, 1983.

RICOEUR, Paul; LACOCQUE, André. Pensar la Biblia - Estudios exegéticos y hermenéuticos. Traducción de Antonio Martínez Rlu. Barcelola, Herder, 2001.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Dossiê