A Educação como palavra que narra
Algumas ideias a partir de Paul Ricœur
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i108.66886Palabras clave:
Paul Ricoeur, Narrativa, Educação, Filosofia da EducaçãoResumen
Em contraposição a determinado discurso pedagógico contemporâneo, que pretende criar uma “escola eficiente” para as supostas exigências da sociedade futura, ou seja, uma escola amalgamada com o mundo produtivo, objetivamos, neste pequeno ensaio, refletir a partir de algumas ideias do filósofo francês Paul Ricœur. Em um primeiro momento, discorreremos sobre a condição narrativa da palavra docente, indicando a centralidade da palavra na experiência educativa, na qual se comunica tanto os frutos da cultura quanto um movimento de pesquisa, enfatizando a sua dimensão hermenêutica. Em seguida, ensaiaremos uma leitura da palavra narrativa do professor a partir da tríplice mimesis, buscando compreender o ofício docente como forma singular de narrar determinada leitura de mundo aos seus novos habitantes.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRAYNER, Flávio. Fundamentos da educação: crise e reconstrução. Campinas: Mercado das Letras, 2015.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. CARVALHO, José Fonseca de. Educação: uma herança sem testamento. 2015. 115 f. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Um Sentido para uma Experiência Escolar em Tempos de Pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109144, 2020.
FREY, Daniel Ricœur et la parole enseignante. Note sur La parole est mon royaume. In : FREY, Daniel. La Jeunesse d’une pensée. Paul Ricœur à l’Université de Strasbourg (1948-1956). Strasbourg : Presses universitaires de Strasbourg, 2015.
RICŒUR, Paul. La parole est mon royaume. Esprit, n. 223, p. 192, 1955.
RICŒUR, Paul. Tempo e narrativa 1: A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
RIVAS, Manuel. “La lengua de las mariposas”. In: RIVAS, Manuel. ¿Qué me quieres, amor? Madrid: Suma de Letras, 2000.
SIMARD, Denis; CÔTÉ, Héloïse. Penser l’éducation avec Ricœur – L’herméneutique ou la voie longue de l’éducation. In: KERLAN, Alain; SIMARD, Denis. Paul Ricœur et la question éducative. Paris: PUL, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Cultura Teológica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.