A Educação como palavra que narra
Algumas ideias a partir de Paul Ricœur
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i108.66886Palavras-chave:
Paul Ricoeur, Narrativa, Educação, Filosofia da EducaçãoResumo
Em contraposição a determinado discurso pedagógico contemporâneo, que pretende criar uma “escola eficiente” para as supostas exigências da sociedade futura, ou seja, uma escola amalgamada com o mundo produtivo, objetivamos, neste pequeno ensaio, refletir a partir de algumas ideias do filósofo francês Paul Ricœur. Em um primeiro momento, discorreremos sobre a condição narrativa da palavra docente, indicando a centralidade da palavra na experiência educativa, na qual se comunica tanto os frutos da cultura quanto um movimento de pesquisa, enfatizando a sua dimensão hermenêutica. Em seguida, ensaiaremos uma leitura da palavra narrativa do professor a partir da tríplice mimesis, buscando compreender o ofício docente como forma singular de narrar determinada leitura de mundo aos seus novos habitantes.
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