A Educação como palavra que narra

Algumas ideias a partir de Paul Ricœur

Autores

  • Denizart Busto de Fazio Universidade de São Paulo
  • José Sérgio Fonseca de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i108.66886

Palavras-chave:

Paul Ricoeur, Narrativa, Educação, Filosofia da Educação

Resumo

Em contraposição a determinado discurso pedagógico contemporâneo, que pretende criar uma “escola eficiente” para as supostas exigências da sociedade futura, ou seja, uma escola amalgamada com o mundo produtivo, objetivamos, neste pequeno ensaio, refletir a partir de algumas ideias do filósofo francês Paul Ricœur. Em um primeiro momento, discorreremos sobre a condição narrativa da palavra docente, indicando a centralidade da palavra na experiência educativa, na qual se comunica tanto os frutos da cultura quanto um movimento de pesquisa, enfatizando a sua dimensão hermenêutica. Em seguida, ensaiaremos uma leitura da palavra narrativa do professor a partir da tríplice mimesis, buscando compreender o ofício docente como forma singular de narrar determinada leitura de mundo aos seus novos habitantes.

Biografia do Autor

Denizart Busto de Fazio, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Contato: denizart.fazio@gmail.com

José Sérgio Fonseca de Carvalho, Universidade de São Paulo

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular de Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP). Contato: jsfcusp@usp.br

Referências

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Dossiê