Um possível diálogo entre teologia e psicanálise a partir de Jürgen Moltmann e Sigmund Freud

Auteurs-es

  • Fernando Cardoso Bertoldo PUCRS

DOI :

https://doi.org/10.23925/rct.i93.39408

Mots-clés :

Sigmund Freud, Jürgen Moltmann., Neurose Obsessiva, Maturidade cristã

Résumé

Neste artigo, pretendemos desenvolver um diálogo entre a teologia de Moltmann e a psicanálise de Freud. Assim, trabalhará o conceito de onipotência nas teorias freudianas, dialogando com o conceito da natureza humana de Deus segundo Jürgen Moltmann. Como teoriza Moltmann, é imprescindível conhecer o envolvimento de Deus no sofrimento de Jesus Cristo para compreender a relação entre a maturidade cristã e o sofrimento divino. Isso porque é justamente o sofrimento de Cristo que dá sentido à existência humana. Essa perspectiva, inclusive, cria uma convergência entre a teologia de Moltmann e a psicanálise: se Freud defendia que o ser humano precisa se libertar das ilusões e perceber que está sozinho e desamparado, tal sentimento de abandono constituiria sua maturidade, amparada no sofrimento de Jesus Cristo.

Biographie de l'auteur-e

Fernando Cardoso Bertoldo, PUCRS

Doutorado em andamento em Teologia pela EST(2017). Mestre em Teologia pela PUCRS (2017). Bacharel me Psicologia pela PUCRS (2013). Bolsista CAPES. Email:nandobertoldo@hotmail.com

Références

BAYER, O. Viver pela fé: justificação e santificação. Tradução de Ênio R. Mueller. São Leopoldo: Sinodal, 1997.

BRAKEMEIER, G. O ser humano em busca de identidade: contribuições para uma antropologia teológica. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2002.

DROGUETT, J. G. Desejo de Deus: diálogo entre a psicanálise e a fé. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

FELDMEIER, R. Nem supremacia nem impotência. A origem bíblica da confissão da onipotência de Deus. Estudos Teológicos, São Leopoldo, ano 37, n. 2, p. 109-128, 1997.

FREUD, S. Além do princípio do prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos (1920-1922). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Duas histórias clínicas (o pequeno Hans e o homem dos ratos). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Moral sexual “civilizada” e doença nervosa moderna (1908). “Gradiva” de Jensen e outros trabalhos (1906-1908). Rio de Janeiro: Imago, 1976.

______. O futuro de uma ilusão (1927). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. O mal-estar na civilização (1929/1930). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Totem e tabu (1913[1912-13]). Rio de Janeiro: Imago, 1996.]

KITAMORI, K. Teologia del dolor de dios. Salamanca: Sigueme, 1975.

MOLTMANN, J. A fonte da vida: o Espírito Santo e a teologia da vida. São Paulo: Loyola, 2002.

______. O Deus crucificado: a cruz de Cristo como base e crítica da teologia cristã. Santo André (SP): Academia Cristã, 2011.

______. Teologia da esperança: estudos sobre os fundamentos e as consequências de uma escatologia cristã. São Paulo: Loyola, 2005.

______. Trindade e Reino de Deus: uma contribuição para a teologia. Petrópolis: Vozes, 2000.

MORANO, C. D. Crer depois de Freud. Tradução de Eduardo Dias Gontijo. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

______. El psicoanálisis freudiano de la religión: análise textual y comentário crítico. Madrid: Edições Paulinas, 1990.

MUELLER, E. R. “Espelho, espelho meu...”: reflexões sobre os fundamentos de uma espiritualidade evangélica. Estudos Teológicos, São Leopoldo, ano 37, n. 1, p. 5-27, 1997.

RUBIO, A. G. A fé cristã em Deus Pai e a crítica freudiana da religião. Atualidades Teológicas, Rio de Janeiro, ano VII, n. 15, p. 296-322, 2003.

TILLICH, P.. Teologia sistemática. Tradução de Getúlio Bertelli. São Leopoldo: Sinodal, 2002.

VERGOTE, A. Processos psicológicos – vergonha, sentimento de culpa – e sentido bíblico do pecado, em particular em Romanos 7. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

WIEBE, D. Religião e verdade: rumo a um paradigma alternativo para o estudo da religião. São Leopoldo: Sinodal, 1998.

Téléchargements

Publié-e

2019-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos