A fenomenologia dos direitos humanos e a cidadania negra no Brasil pós-abolição: ideologias raciais nas Políticas públicas contemporâneas

Autores

  • Rogério Santos dos Prazeres
  • Heitor Romero Marques
  • Bruno de Oliveira Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i78.14444

Palavras-chave:

Ideologia do Branqueamento, Democracia Racial, Políticas Públicas, Cidadania

Resumo

O artigo visa uma interlocução entre situações históricas com ideologias nacionais, no caso, as situações do pós-abolição da escravidão e o contexto atual de políticas públicas para negros, com as ideologias do branqueamento e da democracia racial. A frágil cidadania negra conquistada com a Lei Áurea, não foi suficiente para uma homogeneização dos quadros sociais entre brancos e negros no Brasil. A demora do Estado, em atender com políticas focais este grupo social, tem um vinculo com as teorias e ideologias raciais desde a abolição. Este quadro de inanição do Estado inicia sua mudança em vista da discussão sobre direitos humanos no país, dentro da qual, a condição das políticas públicas para negros no Brasil começa a modificar-se, e este fato representa uma alternativa de se pensar o futuro da relação entre políticas raciais e Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Rogério Santos dos Prazeres

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Católica Dom Bosco(UCDB) na área de Ciências Humanas, ligado à Pró-Reitoria de Ensino e Desenvolvimento.Aluno do Programa de Iniciação Científica nos Ciclos Científicos 2009-2012 (PIBIC/UCDB).

Heitor Romero Marques

Bacharel em Ciências e Pedagogia com especialização em Filosofia e História da Educação pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT). Mestre em Educação (Formação de professores) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutor em Desarrollo Local y Planteamiento Territorial, pela Universidad Complutense de Madrid. Membro do Comitê Científico e do Comitê de Ética em Pesquisa, ambos da UCDB. Professor no mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidade, ligado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Professor na graduação de cursos de Licenciaturas e Direito. Coordenador do Projeto de Pesquisa interdisciplinar. No contexto dos direitos humanos em campo grande e a intersubjetividade em termos da ética e da alteridade: um estudo jurídico-filosófico e educacional (dhiea), no Programa de Iniciação Científica da Universidade Católica Dom Bosco-PIBIC/UCDB)-2009_2012.

Bruno de Oliveira Ribeiro

Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Supervisor de ensino da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) do Programa Pró-Jovem Urbano, em Mato Grosso do Sul. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa de Políticas Públicas no Ensino Superior (GEPPES), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande-MS.

Downloads

Edição

Seção

Artigos