A intersubjetividade na semântica de alguns marcadores de evidência

Autores

  • Enrique Huelva Unternbäumen Universidade de Brasíla

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.12790

Palavras-chave:

marcadores de evidência, ancoragem (grounding), intersubjetividade, argumentatividade

Resumo

Este estudo analisa a semântica dos seguintes marcadores de evidência da língua espanhola: clarodesde luegonaturalmente epor supuesto. A partir da análise de enunciados reais, demonstra-se que a estrutura semântica de tais marcadores compõe-se de uma série de instruções para especificar o sentido do enunciado, em que são utilizados, com relação a um elemento central da base de conceituação (‘Ground’): a intersubjetividade. Sustenta-se, ainda, que os efeitos de sentido que esses elementos produzem na conexão entre enunciados (os chamados efeitos argumentativos) derivam da mencionada função especificadora.

Biografia do Autor

Enrique Huelva Unternbäumen, Universidade de Brasíla

Possui mestrado em DaF (Alemão como Língua Estrangeira), Lingüística do Espanhol e História - Universität Bielefeld (1996) e doutorado em Lingüística - Universitat Bielefeld (2002). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: Lingüística Cognitiva, relação entre língua, cognição e cultura; ensino de línguas estrangeiras, especialmente de espanhol como língua estrangeira. Atualmente é Professor Adjunto IV no Instituto de Letras da UnB, onde exerce o cargo de Vice-Diretor.

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Huelva Unternbäumen, E. (2014). A intersubjetividade na semântica de alguns marcadores de evidência. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(2). https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.12790

Edição

Seção

Artigos