LA INTERSUBJETIVIDAD EN LA SEMÁNTICA DE ALGUNOS MARCADORES DE EVIDENCIA.

Autores/as

  • Enrique Huelva Unternbäumen Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.12790

Palabras clave:

marcadores de evidência, ancoragem (grounding), intersubjetividade, argumentatividade

Resumen

Este estudo analisa a semântica dos seguintes marcadores de evidência da língua espanhola: clarodesde luegonaturalmenteepor supuesto. A partir da análise de enunciados reais, demonstra-se que a estrutura semântica de tais marcadores compõe-se de uma série de instruções para especificar o sentido do enunciado, em que são utilizados, com relação a um elemento central da base de conceituação (‘Ground’): a intersubjetividade. Sustenta-se, ainda, que os efeitos de sentido que esses elementos produzem na conexão entre enunciados (os chamados efeitos argumentativos) derivam da mencionada função especificadora.

Biografía del autor/a

Enrique Huelva Unternbäumen, Universidade de Brasília (UnB)

Possui mestrado em DaF (Alemão como Língua Estrangeira), Lingüística do Espanhol e História - Universität Bielefeld (1996) e doutorado em Lingüística - Universitat Bielefeld (2002). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: Lingüística Cognitiva, relação entre língua, cognição e cultura; ensino de línguas estrangeiras, especialmente de espanhol como língua estrangeira.

Descargas

Publicado

2014-04-22

Cómo citar

Huelva Unternbäumen, E. (2014). LA INTERSUBJETIVIDAD EN LA SEMÁNTICA DE ALGUNOS MARCADORES DE EVIDENCIA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(2). https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.12790

Número

Sección

Articulos