Uma Análise Sistêmico-Funcional de Redações de Aprendizes da Língua Inglesa

Autores

  • Luciana de Moura University of Miami, Miami, Florida

Palavras-chave:

linguística sistêmico-funcional, aprendizes de língua inglesa, redações expositivas.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sistêmico-funcional de duas redaçõesoriginadas do Exame de Redação Analítica da Universidade da Califórnia,escritas por aprendizes da lingua inglesa. A análise mostra as escolhaslinguísticas utilizadas nessas duas redações, uma que recebeu uma notaalta e uma que recebeu uma nota baixa no exame. O artigo descrevealgumas das escolhas gramaticais que são funcionais para a redaçãoexpositiva, divididas em três categorias principais: escolhas textuais,interpessoais e ideacionais. Depois dessa breve descrição é apresentada aanálise das duas redações em termos desses recursos. O artigo mostra asdiferenças entre as redações em termos das escolhas linguísticas usadaspelos dois autores. Algumas conclusões para a prática educacional erecomendações para educadores baseados na análise serão incluídas.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

de Moura, L. (2015). Uma Análise Sistêmico-Funcional de Redações de Aprendizes da Língua Inglesa. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26380

Edição

Seção

Artigos