Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas

Cláudia Hilsdorf Rocha, Ruberval Franco Maciel

Resumo


O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposiçãoa orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de línguaestrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção desuperdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construçãode conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meiodos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases dopensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público parasustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidadesocial.

Palavras-chave


Ensino de língua estrangeira; prática translíngue; heteroglossia; pedagogia pública.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X