Teletandem como ambiente de aprendizagem complexo: À procura de um modelo
Palavras-chave:
Ambiente de aprendizagem, teletandem, interações, modelização, teoria da complexidade.Resumo
Este artigo apresenta um modelo para o teletandem, i.e., o tandem como uso de DVC (desktop videoconferencing; cf. Telles, 2009). O modeloaqui proposto tem um duplo objetivo, heurístico e pedagógico. O objetivoheurístico reside no fato de que esse modelo permite compreender odesenvolvimento do teletandem em todos os seus níveis, permitindo,também, prever, parcialmente (em termos de probabilidade), o que podeocorrer num ambiente de teletandem. Quanto a seu objetivo pedagógico,trata-se do fato de que esse modelo ajuda a defi nir planos de ação paramelhorar o futuro uso e o desenvolvimento de dispositivos pedagógicosdessa natureza. Para a construção desse modelo, referimo-nos à teoriada complexidade (Larsen-Freeman & Cameron, 2008; Morin, 1990), quepermite distinguir, numa perspectiva dinâmica, diferentes níveis de análise,antes de discutir os vínculos entre os diferentes elementos e níveis quelevam ao modelo complexo fi nal.Downloads
Publicado
2015-12-01
Como Citar
Mompean, A. R., & Cappellini, M. (2015). Teletandem como ambiente de aprendizagem complexo: À procura de um modelo. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26399
Edição
Seção
Artigos