Avaliando proficiência oral na aprendizagem assistida por computadores: Um estudo no contexto de interações em teletandem

Autores

  • Douglas Altamiro Consolo UNESP – Universidade Estadual Paulista, Brazil
  • Viviane Bagio Furtoso UEL – Universidade Estadual de Londrina, Brazil

Palavras-chave:

Avaliação, Línguas Estrangeiras, Comunicação Síncrona, Teletandem.

Resumo

Um aspecto inovador na área de avaliação em aprendizagem de línguastem sido a avaliação de profi ciência oral em interações com auxílio docomputador. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisaque objetivou analisar características de língua falada em um contextoonline de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, constituídopor interações em teletandem. Os dados foram coletados no projetoTeletandem Brasil, por meio de entrevistas, gravações em áudio e em vídeode interações, questionários e notas de campo. Os resultados contribuempara as áreas de avaliação, de formação de professores e de ensino dePortuguês para estrangeiros.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Consolo, D. A., & Furtoso, V. B. (2015). Avaliando proficiência oral na aprendizagem assistida por computadores: Um estudo no contexto de interações em teletandem. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26400

Edição

Seção

Artigos