Avaliando proficiência oral na aprendizagem assistida por computadores: Um estudo no contexto de interações em teletandem

Douglas Altamiro Consolo, Viviane Bagio Furtoso

Resumo


Um aspecto inovador na área de avaliação em aprendizagem de línguastem sido a avaliação de profi ciência oral em interações com auxílio docomputador. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisaque objetivou analisar características de língua falada em um contextoonline de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, constituídopor interações em teletandem. Os dados foram coletados no projetoTeletandem Brasil, por meio de entrevistas, gravações em áudio e em vídeode interações, questionários e notas de campo. Os resultados contribuempara as áreas de avaliação, de formação de professores e de ensino dePortuguês para estrangeiros.

Palavras-chave


Avaliação; Línguas Estrangeiras; Comunicação Síncrona; Teletandem.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X