Letramentos, gêneros textuais e Prova Brasil: possibilidades de que tipo de desenvolvimento?

Luiza Bueno, Márcia Aparecida Amador Mascia, Rafaela Scaransi

Resumo


Este artigo visa refl etir sobre o tratamento dado aos textos na Prova Brasile as consequências que tal tratamento pode gerar no desenvolvimentodo letramento de alunos e professores. Para essa refl exão, partiu-se daanálise dos gêneros textuais usados no simulado da prova, divulgado pelogoverno federal, e tomaram-se os pressupostos teóricos do InteracionismoSociodiscursivo (ISD), na convergência com os estudos discursivos,para fundamentar a análise dos textos. O presente trabalho faz partedo desenvolvimento da pesquisa inserida no Projeto Observatório daEducação/ CAPES 2010 “A parceria universidade-escola: múltiplosolhares para o letramento-numeramento nos anos iniciais do ensinofundamental” e pode contribuir para uma melhor compreensão sobre aconcepção de texto e letramento presentes nos documentos prescritivose ofi ciais da avaliação externa Prova Brasil, que exercem infl uência noagir do professor do Ensino Fundamental I.

Palavras-chave


Prova Brasil; Gêneros Textuais; Letramento; Análise do Discurso.

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X