Letramentos, gêneros textuais e Prova Brasil: possibilidades de que tipo de desenvolvimento?

Autores/as

  • Luiza Bueno Grupo Alter-AGE - Universidade São Francisco
  • Márcia Aparecida Amador Mascia Universidade São Francisco
  • Rafaela Scaransi Universidade São Francisco

Palabras clave:

Prova Brasil, Gêneros Textuais, Letramento, Análise do Discurso.

Resumen

Este artigo visa refl etir sobre o tratamento dado aos textos na Prova Brasile as consequências que tal tratamento pode gerar no desenvolvimentodo letramento de alunos e professores. Para essa refl exão, partiu-se daanálise dos gêneros textuais usados no simulado da prova, divulgado pelogoverno federal, e tomaram-se os pressupostos teóricos do InteracionismoSociodiscursivo (ISD), na convergência com os estudos discursivos,para fundamentar a análise dos textos. O presente trabalho faz partedo desenvolvimento da pesquisa inserida no Projeto Observatório daEducação/ CAPES 2010 “A parceria universidade-escola: múltiplosolhares para o letramento-numeramento nos anos iniciais do ensinofundamental” e pode contribuir para uma melhor compreensão sobre aconcepção de texto e letramento presentes nos documentos prescritivose ofi ciais da avaliação externa Prova Brasil, que exercem infl uência noagir do professor do Ensino Fundamental I.

Cómo citar

Bueno, L., Mascia, M. A. A., & Scaransi, R. (2016). Letramentos, gêneros textuais e Prova Brasil: possibilidades de que tipo de desenvolvimento?. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26767