Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva

Adair Vieira Gonçalves, Mariolinda Rosa Romera Ferraz

Resumo


Este artigo tem o objetivo de relatar uma formação continuada deprofessores da educação básica, que constitui a primeira etapa dodesenvolvimento de um projeto de pesquisa strictu sensu (Mestradoem Letras), e apresentar duas sequências didáticas dirigidas para oensino da produção de textos nos gêneros artigo de opinião e notícia. Aplanifi cação do material aconteceu durante o processo de mediação dedois professores colaboradores da pesquisa, por sua vez, pautada nosaportes teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (noque se refere à construção dos modelos e sequências didáticas) e nosparadigmas da pesquisa-ação e do trabalho colaborativo. No contextoinvestigado, a pesquisa colaborativa intervencionista é compreendidacomo uma metodologia efi caz para adentrar às escolas os produtos dapesquisa desenvolvida na Universidade.

Palavras-chave


Interacionismo Sociodiscursivo; Gênero Textual; Transposição Didática; Sequência Didática.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X