O processo de elaboração de um documento oficial voltado para a Educação Infantil

Autores

  • Ermelinda Barricelli FAMESP

Palavras-chave:

trabalho docente, educação infantil, prescrição.

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa maior (Barricelli, 2012), objetivamostrar como três participantes recontam em suas entrevistas o processode elaboração do documento ofi cial do Município de São Paulo voltadopara a Educação Infantil Orientações Curriculares - Expectativas deAprendizagens e Orientações Didáticas. Esses participantes vivenciaramo processo de elaboração de lugares distintos: a Prescritora, renomadaprofessora e pesquisadora sobre a infância, coordenou o grupo queelaborou o documento; a Formadora que fez parte do grupo responsávelpela formação dos coordenadores da rede para a utilização do documento e, finalmente, a terceira participante, a Professora que representa osprofi ssionais das Escolas de Educação Infantil do Município de São Pauloque efetivamente utilizaram o documento. Para organizar este artigo,relatamos o desenvolvimento desse processo, seguindo a mesma ordemcronológica dos fatos apresentada pela Prescritora em sua entrevista ecomplementado pelo relato da Formadora e da Professora. Os resultadosapontam para um trabalho marcado por prescrições e por confl itos dediferentes instâncias que exerceram, em maior ou menor grau, influênciana elaboração fi nal do documento.

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Como Citar

Barricelli, E. (2016). O processo de elaboração de um documento oficial voltado para a Educação Infantil. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26769