O processo de elaboração de um documento oficial voltado para a Educação Infantil

Ermelinda Barricelli

Resumo


Este artigo, recorte de uma pesquisa maior (Barricelli, 2012), objetivamostrar como três participantes recontam em suas entrevistas o processode elaboração do documento ofi cial do Município de São Paulo voltadopara a Educação Infantil Orientações Curriculares - Expectativas deAprendizagens e Orientações Didáticas. Esses participantes vivenciaramo processo de elaboração de lugares distintos: a Prescritora, renomadaprofessora e pesquisadora sobre a infância, coordenou o grupo queelaborou o documento; a Formadora que fez parte do grupo responsávelpela formação dos coordenadores da rede para a utilização do documento e, finalmente, a terceira participante, a Professora que representa osprofi ssionais das Escolas de Educação Infantil do Município de São Pauloque efetivamente utilizaram o documento. Para organizar este artigo,relatamos o desenvolvimento desse processo, seguindo a mesma ordemcronológica dos fatos apresentada pela Prescritora em sua entrevista ecomplementado pelo relato da Formadora e da Professora. Os resultadosapontam para um trabalho marcado por prescrições e por confl itos dediferentes instâncias que exerceram, em maior ou menor grau, influênciana elaboração fi nal do documento.

Palavras-chave


trabalho docente; educação infantil; prescrição.

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X