Formas linguísticas de inscrição do outro e do eu-mesmo na escrita de Relatórios de Estágio de professores de línguas em formação

Lívia Chaves Melo

Resumo


Neste trabalho analisamos vozes enunciativas que emergem na escrita de Relatórios de Estágio, produzidos por professores de línguas a partir de usos de práticas acadêmicas de citação. Consideramos ainda as diferentes vozes enunciativas trazidas pelas citações identicadas e examinamos as contribuições das formas linguísticas de inscrição do outro e do eu- mesmo no enunciado. Filiamo-nos aos trabalhos no âmbito da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados da investigação nos mostram que a escrita dos relatórios é reveladora de um diálogo entre muitas vozes outras e próprias as quais permitem aos enunciadores projetar-se no interior de seu discurso; discutir armações, entre outras funções.

 


Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Vozes sociais; Projeção; Citações.

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X