Avaliação da Qualidade da Tradução: resultados da primeira fase de um estudo longitudinal sobre a aquisição da competência tradutória

Tania Liparini Campos, Luciane Leipnitz, Camila N. de Oliveira Braga

Resumo


Este artigo apresenta um recorte do projeto Competência Tradutória   e Formação de Tradutores: o desenvolvimento das subcompetências específicas do tradutor (CNPq 485158/2013-2), cujo objetivo é investigar o desenvolvimento da competência tradutória em um grupo de tradutores em formação a partir de um estudo longitudinal. São apresentados a metodologia – adaptada dos trabalhos de Colina (2008), PACTE (2011b) e Braga (2012) – e os resultados da análise da qualidade do produto final da primeira fase do projeto. Estes apontam que os sujeitos têm competência tradutória ainda pouco desenvolvida e que a produção de traduções adequadas está relacionada ao nível de dificuldade da tradução.


Palavras-chave


Competência Tradutória; Desenvolvimento da Competência Tradutória; Formação de Tradutores; Avaliação da Qualidade da Tradução

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445033559977057488

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X