Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem

Mariana Oliveira Pinto

Resumo


Neste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qual

procurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que os

professores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunos

produzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivo

didático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de forma

explícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dos

textos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de um

programa de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensino

básico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar as

características dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes e

depois da implementação do MDG.

 


Palavras-chave


modelo didático do género; sequência de ensino; exposição escrita; ensino básico

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X