Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem

Autores

  • Mariana Oliveira Pinto Departamento de Ciências da Educação e da Linguagem - Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Palavras-chave:

modelo didático do género, sequência de ensino, exposição escrita, ensino básico

Resumo

Neste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qual

procurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que os

professores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunos

produzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivo

didático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de forma

explícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dos

textos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de um

programa de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensino

básico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar as

características dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes e

depois da implementação do MDG.

 

Downloads

Publicado

2019-02-06

Como Citar

Pinto, M. O. (2019). Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 34(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946

Edição

Seção

Artigos