Indicador de evolução da competência leitora na educação especial: uma proposta de indicador educacional

Autores

  • Edlaine Souza Pereira Universidade de Brasília
  • Luciana Mendinça Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa de Oliveira Martins-Reis Universidade de Brasília
  • Leticia C Celeste Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-2384-3989

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202238248237

Palavras-chave:

Leitura, Desempenho acadêmico, Compreensão, Educação Especial

Resumo

Introdução: a fluência de leitura é uma medida capaz de avaliar de forma objetiva o desempenho de escolares em leitura oral. Objetivo: avaliar a utilização da fluência de leitura como um indicador de competência leitora a ser utilizado na educação inclusiva. Métodos: participaram do estudo 121 escolares do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, destes 31 escolares do público-alvo da educação especial compuseram o grupo de interesse e 90 escolares compuseram o grupo controle. Foi definido um escore Z que permitiu a realização da análise individual do desempenho dos escolares e a identificação dos possíveis déficits nas tarefas de fluência de leitura e compreensão, foi aplicado o Test t de Student para comparação dos grupos. Resultados: houve variabilidade nos desempenhos apresentados por cada subgrupo do público-alvo da educação especial. Na comparação dos dois grupos, os resultados foram superiores para o GC em todas as variáveis. Conclusão: A diversidade encontrada dentro dos subgrupos do público-alvo da educação especial mostrou que a avaliação de fluência de leitura individual é essencial tanto para pesquisas quanto para a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Leticia C Celeste, Universidade de Brasília

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio doutoral no Laboratoire Parole et Langage (Université Aix-en-Provence - França). Pós-doutora pela Université Paris Diderôt. Atualmente é professora adjunto do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade de Brasília e docente da Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de Brasília. Sua linha de pesquisa investiga comunicação humana e seus distúrbios, desordens de fluência e aprimoramento da performance comunicativa.

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Publicado

2023-09-09

Como Citar

Pereira, E. S., Alves, L. M., Martins-Reis, V. de O., & Celeste, L. C. (2023). Indicador de evolução da competência leitora na educação especial: uma proposta de indicador educacional. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202238248237

Edição

Seção

Artigos