A ‘leitura’ segundo estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico no nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202238248713

Palavras-chave:

Discursos sobre a Leitura, Leitor Jovem, EAJ/UFRN, Formação Leitora.

Resumo

Neste trabalho temos por objetivo analisar representações leitoras compartilhadas por estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte, depreendidas a partir de entrevista semiestruturada, de modo a refletir acerca das injunções sociais, culturais, históricas que determinam as formas legítimas de ser e de se apresentar como leitor, que se encontram conservadas, eventualmente questionadas, no que enunciam esses jovens em relação a si, como bons ou não tão bons leitores, e no que enunciam, de modo geral, acerca da leitura. Nesta análise, de base qualitativa, apoiamo-nos em princípios da Análise de discurso, da História Cultural e dos Novos Estudos sobre Letramento. Entre as constatações, vimos que embora sejam leitores nem todos assim se reconhecem. A melhor compreensão do funcionamento desses discursos sobre a leitura, no âmbito do ensino, permite lidar com seu impacto sobre os processos de identificação desses jovens com essa prática, logo, com seu exercício.

Biografia do Autor

Rafael Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Mestre (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e Doutor (2021) pelo mesmo Programa. Cursou parte de sua graduação na Universidade de Valladolid, Espanha (2012 - 2013), posteriormente realizou estágio de Pesquisa na Universidade de Barcelona (2014), sob a orientação do Professor Dr. Jorge Larrosa Bondía e também na Universidade Pompeu Fabra (2019 - 2020), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Cassany. É professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na Escola Agrícola de Jundiaí. Desde 2010 participa e desenvolve pesquisas junto ao Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Representações do Leitor brasileiro contemporâneo (LIRE) e ao Profissionalidade Docente e Ensino de Língua Espanhola (PRODELE). Meus interesses de pesquisa se direcionam à leitura e à formação do leitor contemporâneo, em língua portuguesa e espanhol como língua estrangeira. 

Luzmara Curcino, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestre (2003) e doutora (2006) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCLAr), com estágio de doutorado, em 2005, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, de 07/2016 a 07/2017, e na Université Versailles Saint Quentin en Yvelines - UVSQY/Paris, de 08/2017 a 01/2018. Professora associada no Departamento de Letras na Universidade Federal de São Carlos e atua nos cursos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Linguística. Atua ainda no Programa de Pós-Graduação em Linguística desta mesma instituição, nas linhas de pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Línguas" e "Linguagem e Discurso". Coordena o LIRE - Laboratório de estudos da Leitura, desde 2009. Atua/ou nos programas PIBID (como coordenadora da área de Letras de 2013 a 2016 e 2018 a 2019), PRODOCÊNCIA (2014), PNAIC (membro da equipe gestora de 2016 a 2017), PLI (membro da equipe de professores coordenadores de 2011 a 2015 e de 2017 aos dias atuais). Atua principalmente na área de formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa e se dedica à pesquisa em análise de discursos sobre a leitura e sobre o leitor brasileiro.

Daniel Cassany, Universitat Pompeu Fabra

Daniel Cassany is a Discourse Analysis teacher and researcher, at the Department of Translation and Philology (Universitat Pompeu Fabra). He has a degree on Catalan Philology and a Ph. D. on Educational Sciences. He has published more than 12 books about written communication and language teaching in Catalan, Spanish and Portuguese, like Describir el escribir (1987); La cocina de la escritura (1993); Reparar la escritura (1993); Construir la escritura (1999); Tras las líneas (2006); Taller de textos (2006), Afilar el lapicero (2007) and Enseñar lengua (1993, with more authors), and also more than 90 texts, between scientific articles in bulletins and reviews, also in English and French. He has been visiting professor in postgraduate courses, masters and Ph D. programs at universities and institutions of more than 25 countries, in Europe, America and Asia. From 2004, he coordinates a research group about Critical Literacy.

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Publicado

2023-09-09

Como Citar

Borges, R., Curcino, L., & Cassany, D. (2023). A ‘leitura’ segundo estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico no nordeste brasileiro. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202238248713

Edição

Seção

Artigos