A preparação para o ENEM em pré-universitários populares: conhecimentos exigidos pelas provas de espanhol

Autores

  • Natalia LABELLA-SÁNCHEZ Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francyelle Viana da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202238250658

Palavras-chave:

pré-universitários populares, língua espanhola, ENEM.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar provas de espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de modo a qualificar o planejamento e a produção de materiais didáticos para as aulas de Espanhol em Pré-Universitários Populares, espaços educativos que têm como finalidade principal a democratização do acesso ao ensino superior. A reflexão sobre tal contexto de ensino apoiou-se nos pressupostos freirianos referentes à Educação Popular (Freire, 2017), relacionando-os ao conceito bakhtiniano de dialogismo e a relação intrínseca entre língua e vida. Como aporte teórico para a análise das provas de espanhol, também utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos relacionados às capacidades de linguagem (Dolz; Schneuwly, 1998; 2010), refletidos nos procedimentos metodológicos adotados. Os resultados evidenciaram a necessidade de preparar um material voltado para a formação consciente e cidadã dos estudantes e para a formação de leitores capazes de mobilizar conhecimentos de mundo e de compreender os contextos de produção dos textos, uma vez que a capacidade de ação é um dos conhecimentos mais mobilizados para a solução das questões dos exames.

Biografia do Autor

Natalia LABELLA-SÁNCHEZ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Professora de Língua Espanhola, Prática de Ensino e Didática da Língua Espanhola na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Francyelle Viana da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licencianda em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2023-09-09

Como Citar

LABELLA-SÁNCHEZ, N., & Viana da Rosa, F. (2023). A preparação para o ENEM em pré-universitários populares: conhecimentos exigidos pelas provas de espanhol. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202238250658

Edição

Seção

Artigos