Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal

Autores

  • Kleber Aparecido Silva Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas. Universidade de Brasília (UnB). Brasília
  • Alliny de Matos Ferraz Andrade Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Brasília
  • Cláudio Passos de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Brasília
  • Hely César Ferreira Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Brasília
  • Liliane de Souza Santos Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Brasília
  • Mônica Oliveira dos Santos Universidade de Brasília (UnB). Brasília

Palavras-chave:

direitos humanos, educação inclusiva, Libras, surdez

Resumo

Este artigo analisa, sob a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva, o processo de inclusão educacional de alunos/as surdos/as no Distrito Federal. Isso é feito mediante análise documental da Estratégia de Matrícula da Rede Pública do DF para 2019, complementada por traços de análise etnográfi ca. São mapeadas as principais tensões observáveis entre a efetivação, para esses/as alunos/as, do direito humano fundamental da inclusão educacional plena e as propostas normativas da Estratégia de Matrícula. Por fi m, são sugeridos, com base nos resultados da análise, alguns caminhos possíveis de aprimoramento para a inclusão educacional de alunos/as surdos/as no DF.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Edição

Seção

Artigos