Letramento Crítico: uma ferramenta-e-resultado transcurricular na atividade de ensino-aprendizagem

Angela B. Cavenaghi T. Lessa, Fernanda Coelho Liberali

Resumo


Este artigo discute a importância do letramento crítico como uma ferramenta-e-resultado transcurricular no ensino da atividade de leitura. Baseado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, 1934; Leontiev, 1977), apresenta um programa intervencionista de formação contínua de professores cujo foco é o ensino-aprendizagem de diferentes disciplinas mediadas por gêneros diferentes (Bakhtin, 1953). As tarefas criadas pelos professores, realmente pautadas simultaneamente por compreensão critica e por compromisso com conteúdos das áreas considerados de forma não segmentada, são analisadas e parecem apontar para uma visão de letramento como instrumento-e-resultado para a possível ação transformadora dos alunos.

Palavras-chave


Letramento crítico; transcurricular; ferramente-e-resultado; atividade de ensino-aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.5309

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X