Letramento Crítico: uma ferramenta-e-resultado transcurricular na atividade de ensino-aprendizagem

Autores

  • Angela B. Cavenaghi T. Lessa PUCSP
  • Fernanda Coelho Liberali PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.5309

Palavras-chave:

Letramento crítico, transcurricular, ferramente-e-resultado, atividade de ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo discute a importância do letramento crítico como uma ferramenta-e-resultado transcurricular no ensino da atividade de leitura. Baseado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, 1934; Leontiev, 1977), apresenta um programa intervencionista de formação contínua de professores cujo foco é o ensino-aprendizagem de diferentes disciplinas mediadas por gêneros diferentes (Bakhtin, 1953). As tarefas criadas pelos professores, realmente pautadas simultaneamente por compreensão critica e por compromisso com conteúdos das áreas considerados de forma não segmentada, são analisadas e parecem apontar para uma visão de letramento como instrumento-e-resultado para a possível ação transformadora dos alunos.

Biografia do Autor

Angela B. Cavenaghi T. Lessa, PUCSP

Angela B. Cavenaghi T. Lessa is Head of the English Department and Professor of the Catholic University of São Paulo (PUC-SP). She is also a lecturer at the Post-Graduate Program of Applied Linguistics, area in which she completed her Doctorate Degree. Her investigations are carried out in the field of Teacher Education, especially with regard to Critical Reflection, Identity and Transversality. She has published a number of papers in Brazil and abroad in which these themes are discussed. For her Postdoctorate research, completed in 2004 at IEL [Institute for Language Studies] – UNICAMP, she focused on the constitution of identities within educational contexts.

Fernanda Coelho Liberali, PUC-SP

Doutora e mestre em Lingüística Aplicada pela PUC/SP e atua como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem e no Departamento de Inglês dessa mesma instituição.

Downloads

Publicado

2014-05-12

Como Citar

Lessa, A. B. C. T., & Coelho Liberali, F. (2014). Letramento Crítico: uma ferramenta-e-resultado transcurricular na atividade de ensino-aprendizagem. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 28(2). https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.5309

Edição

Seção

Artigos