Letramento Crítico: uma ferramenta-e-resultado transcurricular na atividade de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.5309Palabras clave:
Letramento crítico, transcurricular, ferramente-e-resultado, atividade de ensino-aprendizagemResumen
Este artigo discute a importância do letramento crítico como uma ferramenta-e-resultado transcurricular no ensino da atividade de leitura. Baseado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, 1934; Leontiev, 1977), apresenta um programa intervencionista de formação contínua de professores cujo foco é o ensino-aprendizagem de diferentes disciplinas mediadas por gêneros diferentes (Bakhtin, 1953). As tarefas criadas pelos professores, realmente pautadas simultaneamente por compreensão critica e por compromisso com conteúdos das áreas considerados de forma não segmentada, são analisadas e parecem apontar para uma visão de letramento como instrumento-e-resultado para a possível ação transformadora dos alunos.Descargas
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Publicado
2014-05-12
Cómo citar
Lessa, A. B. C. T., & Coelho Liberali, F. (2014). Letramento Crítico: uma ferramenta-e-resultado transcurricular na atividade de ensino-aprendizagem. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 28(2). https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.5309
Número
Sección
Articulos