USOS E SIGNIFICADOS DA ESCRITA ACADÊMICA NO ENGAJAMENTO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE RELATÓRIOS DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202153336

Palavras-chave:

iniciação científica, letramento acadêmico, comunidade de prática, relatório de pesquisa, metodologia

Resumo

Objetivamos, neste artigo, compreender, através de usos e significados da escrita acadêmica, o engajamento de alunos de iniciação científica nas ações de comunidades de prática, considerando os três elementos que as caracterizam: domínio de conhecimento, empreendimento conjunto da comunidade e repertório compartilhado nas práticas. Como material de análise, definimos seções de metodologia de relatórios de pesquisa de iniciação científica produzidos por alunos de graduação de duas áreas de conhecimento: Sociologia e Psicologia. Tais dados são analisados comparativamente, mediante abordagem qualitativo-interpretativista, a partir dos subsídios teóricos dos Estudos de Letramento, da abordagem dos Letramentos Acadêmicos e de trabalhos que refletem sobre a noção de comunidade de prática. As seções de metodologia dos relatórios demonstram que os alunos, na maioria das vezes, adotam concepções epistemológicas, interagem com pessoas e grupos e empregam recursos e artefatos mais característicos e legitimados no seu campo de saber, embora tenhamos percebido também algumas dificuldades em relação a convenções acadêmicas. Vemos, portanto, um processo complexo e não linear de construção da identidade do aluno como pesquisador em formação e de engajamento no fazer de comunidades.

Biografia do Autor

Evandro Gonçalves Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte, Campus Pau dos Ferros.

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Língua e Linguística, do Programa de Pós-graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora da sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura no Brasil.

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Leite, E. G., & Pereira, R. C. M. (2022). USOS E SIGNIFICADOS DA ESCRITA ACADÊMICA NO ENGAJAMENTO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE RELATÓRIOS DE PESQUISA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(3). https://doi.org/10.1590/1678-460x202153336

Edição

Seção

Artigos