Quando o outro narra pelo afásico: observando as categorias interacionais de avaliação e de entextualização

Autores

  • livia miranda oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Liliana Cabral Bastos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339354027

Palavras-chave:

entextualização, avaliação, narrativa, afasia

Resumo

Considerando a diversidade de configurações das narrativas orais enquanto histórias do passado, do presente ou do futuro, breves ou longas, de experiência pessoal ou vicárias, assumimos que, no processo de narrar, ações como avaliações e entextualizações são coproduções dos interactantes, e partimos para a investigação dessas duas categorias em narrativas orais sobre acometimentos neurológicos contadas por acompanhantes de afásicos. Em nossas análises, valemo-nos dos instrumentais teórico-metodológico da Análise de Narrativa (um afluente da Análise do Discurso) bem como de instrumentais teóricos advindos de estudos sociológicos e antropológicos que contribuem sobremaneira para a essa vertente da Análise do Discurso. Como fruto das nossas investigações, observamos que construções de sentidos foram alcançadas interacionalmente via avaliações e entextualizações; recursos estes que também atuaram na configuração das narrativas como um drama e como um relato reportável. Podemos, então, advogar que a historiabilidade das narrativas foi construída interacionalmente com o uso de recursos performáticos pelos familiares dos afásicos.

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Publicado

2023-10-14

Como Citar

oliveira, livia miranda, & Bastos, L. C. (2023). Quando o outro narra pelo afásico: observando as categorias interacionais de avaliação e de entextualização. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(3). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339354027

Edição

Seção

Artigos