A aquisição de classificadores semânticos por ouvintes aprendizes de Libras como L2M2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339454281

Palavras-chave:

Libras, aquisição de segunda língua, segunda modalidade, sistema complexo.

Resumo

Este estudo visa investigar a aquisição de classificadores semânticos por ouvintes aprendizes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2M2 submetidos à aprendizagem desse idioma e distribuídos em dois níveis de ensino (intermediário e avançado). Para tanto, adota Paiva (2005) e Larsen-Freeman (2006) como pressupostos teóricos e argumenta que a modalidade linguística da Libras é um atrator do sistema complexo e pode atuar como um atrator fixo ou estranho. A metodologia transversal trabalha com dados de dois grupos que, após assistirem a um filme sem linguagem verbal, contaram a história em Libras. Os resultados reúnem variados comportamentos linguísticos para descrições de quantidade, forma e volume do objeto “cesta”, bem como para sua localização no espaço. A análise demonstra que a atuação da modalidade visuo-manual como atrator fixo gera produções distantes da L2M2, enquanto a sua atuação como atrator estranho favorece produções semelhantes às formas ditas alvos. Os achados também apontam que os aprendizes atravessam limiares críticos com apresentação de adaptações criativas no sistema complexo.

Biografia do Autor

Lídia da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Linguística Aplicada (UFSC), professora do Curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná e líder da linha de pesquisa Libras como L2 do GPLIN-DGP/CNPq.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Silva, L. da. (2023). A aquisição de classificadores semânticos por ouvintes aprendizes de Libras como L2M2. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339454281

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Artigos