Desenvolvimento da linguagem:
práticas inclusivas na interface entre educação e logopedia com crianças cubanas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460x202257173Palavras-chave:
desenvolvimento da linguagem, Teoria Histórico-Cultural, educação especial em Cuba, compensação culturalResumo
Este artigo apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da teoria de L. S. Vigotski (1896-1934) sobre o desenvolvimento da linguagem e as possibilidades de intervenção no âmbito da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Recupera-se aspectos teórico-práticos da Educação Especial em Cuba com o objetivo de apontar possibilidades de mediações no desenvolvimento da linguagem de crianças com deficiências. Isso é feito mediante estudo bibliográfico e análise de práticas de profissionais da Logopedia, que se apoiam nessa teorização e têm se revelado positivas para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos no atendimento educacional especializado em Cuba. Percebe-se que os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural ao embasar o trabalho educativo cubano, possibilitou o alcance de resultados expressivos com intervenção pedagógica na perspectiva de compensação cultural. O investimento em formação de professores, nas famílias e profissionais envolvidos em diagnóstico e atendimento, bem como as mediações culturais por estes realizadas, permitiram a efetivação de um projeto educacional que faz frente à exclusão educativa, evidenciando um trabalho pedagógico substancial para o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência.