Educação Bilíngue para alunos surdos:

notas sobre a construção da linguagem argumentativa no aprendizado de Ciências

Autores

  • Letícia Muniz Magalhães da Cunha Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
  • Rafael de Arruda Bueno José Miguel Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
  • Erica Ap. Garrutti de Lourenço Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202257175

Palavras-chave:

linguagem, educação de surdos, educação bilíngue, ensino de Ciências

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de uma turma de alunos surdos participando de práticas educativas sobre Ciências que foram desenvolvidas por seus professores regentes e por integrantes da Banca da Ciência, um programa formativo de uma universidade pública. Era objetivo da experiência que as atividades proporcionassem aos alunos surdos a construção de uma linguagem argumentativa por meio de uma postura investigativa e colaborativa na apropriação de saberes científicos. O estudo baseou-se na teoria histórico cultural, especificamente no que se refere à construção da linguagem e numa aproximação com a perspectiva do ensino por investigação. A partir disso, são apresentadas e discutidas práticas que favoreceram a definição de questões-problema pelos alunos surdos e a busca pelas respostas. Esse processo de busca por respostas contou com a mobilização e planejamento de experimentos por parte de discentes do curso de Pedagogia e integrantes da Banca da Ciência, os quais foram materializados pela atuação dos dois professores regentes da turma, tendo a Libras como a língua da mediação pedagógica. A experiência mostrou que a apropriação dos saberes científicos por meio de um trabalho com investigação colaborativa mobilizou uma participação mais ativa dos alunos surdos nas situações de debates no processo de construção do conhecimento e descoberta de respostas.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Cunha, L. M. M. da, Miguel, R. de A. B. J., & Lourenço, E. A. G. de. (2022). Educação Bilíngue para alunos surdos:: notas sobre a construção da linguagem argumentativa no aprendizado de Ciências. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x202257175